A European Travel Commission (ETC), que representa 32 organizações nacionais de turismo na Europa, publicou um novo manual ‘Sustainable Tourism Implementation: Framework and Toolkit’. Trata-se de um roteiro para auxiliar os destinos europeus a implementar cada etapa em direção à transformação sustentável.
O manual apresenta uma estrutura de sete etapas que fornece uma orientação prática sobre como avançar no desenvolvimento do turismo sustentável em todos os destinos europeus, independentemente da evolução de cada um nesta área, tendo como objetivo final melhorar os resultados no que à sustentabilidade no turismo diz respeito.
Este manual descreve ainda “os inúmeros benefícios da adoção de práticas de turismo sustentável em nível nacional”. Os destinos podem não apenas melhorar a qualidade ambiental e conservar os respetivos ativos naturais e culturais, mas também podem aumentar os benefícios do turismo para os residentes – ao mesmo tempo em que aumentam a sua competitividade ao oferecer um produto inovador que regista elevada procura por parte dos viajantes.
Cada uma das sete etapas é dividida em atividades que funcionam como uma instrução prática, um “como fazer” para um turismo mais sustentável. “É um processo experimentado e testado que guiará o leitor através dos desafios da transição sustentável”. O manual também inclui melhores práticas, dicas importantes, links úteis, listas de verificação, modelos e fatos interessantes para desmistificar o turismo sustentável e apoiar o desenvolvimento de abordagens nacionais.
Luís Araújo, Presidente da ETC, realça que “o modelo tradicional de turismo – a forma como o setor se desenvolveu na Europa nos últimos 50 anos – está num ponto de inflexão. Quando se trata de gestão do turismo, é imperativo integrar a sustentabilidade às estratégias nacionais e garantir que isso vai além do simbolismo, para fazer uma diferença real e tangível em todos os níveis. Os destinos europeus estão empenhados em desenvolver formas mais sustentáveis de turismo e compreendem o potencial dos esquemas de sustentabilidade para melhorar a reputação, atratividade e experiências dos visitantes da Europa”.
*Fonte e foto: Publituris/PT