A ECTAA, organização que junta as associações de agências de viagens e operadores turísticos da Europa, incluindo a portuguesa APAVT, reiterou hoje que estão reunidos todos os requisitos para as viagens serem retomadas este Verão com segurança e destacou que a indústria está pronta para definir e implementar um plano comum a nível europeu.
As viagens e turismo estão suspensas, mas ao contrário do que aconteceu no ano passado, “hoje temos as cartas para inverter a situação”, começa por dizer a ECTAA num comunicado divulgado hoje.
A organização refere-se aos programas de vacinação contra a covid-19, que estão a garantir a proteção das pessoas mais vulneráveis e a aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde; ao aumento de capacidade e eficiência dos testes; e aos protocolos de saúde e segurança implementados pelas empresas de turismo para receber os viajantes de forma segura.
“O que precisamos de fazer é juntar os pontos e determinar um roteiro europeu comum para o retorno às viagens”, frisou Pawel Niewiadomski, presidente da ECTAA, alertando que “os viajantes e a indústria precisam de uma perspectiva sobre quando e sob que condições as viagens podem ser retomadas”.
A ECTAA, em conjunto com várias organizações europeias, tem vindo a solicitar aos decisores nacionais e europeus que definam um plano para a retoma das viagens este Verão.
O plano da retoma deve assentar numa “abordagem comum às restrições de viagens baseadas no risco”, que deve ser calculado “com base em testes e certificados de saúde”.
A comunicação do plano de retoma ao público “é fundamental para restaurar a confiança dos viajantes”, acrescenta a organização.
As propostas da ECTAA para a retoma das viagens, criadas por um grupo de trabalho que a portuguesa APAVT integrou, estão incluídas nas recomendações do Manifesto Europeu de Turismo divulgado no final de Fevereiro.
*Fonte: Presstur/PT; Foto: Divulgação/Arquivo Turismo Total