“Madeira. Tão tua” é a assinatura que, em conjunto com o novo logo, dá vida à nova identidade apresentada pela Associação de Promoção da Madeira, esta segunda-feira, no Funchal.
Com base nesta mensagem, a identidade visual está “mais moderna” e representa a Madeira de uma forma “simples, vibrante e playful”. O logótipo é composto a partir da desconstrução do círculo – símbolo associado à ideia de inclusão e ao espírito madeirense. Graficamente, o círculo representa a “ideia de união e perfeição mas, também diversidade”.
“Madeira, tão tua” assenta em quatro pilares: “Um lugar onde me sinto bem”; “Um lugar onde me sinto entre amigos”; “Um lugar em que vivo como um local”; e “Um lugar ao qual quero sempre voltar”.
Eduardo Jesus, secretário Regional do Turismo, Cultura e Transportes da Madeira (foto), explicou que esta nova marca é, além de “um culminar de um processo” que envolveu muitas pessoas e teve início há vários anos, um “compromisso com a população desta terra que se identifica com todo este processo associado ao turismo e um compromisso que queremos ter com todos aqueles que nos visitam”.
A nova marca e identidade pretende “traduzir a arte do bem receber, espelhar a capacidade de inclusão que tem esta região turística relativamente àqueles que aqui vivem e aos que nos visitam”, mas também o sentimento “de pertença”, explicou o responsável, tanto dos que nasceram no destino como daqueles que ali se sentem em casa.
“Queremos que espelhe aquilo que é genuinamente nosso, porque acreditamos que só com essa diferença que fazemos perante todo o mundo, afirmando essa identidade, é que conseguimos captar a preferência dos que nos visitam e afirmar no mundo como um destino único, de excelência e com um grande coração que quer receber todos da mesma forma”, salientou Eduardo Jesus.
Segundo o responsável pela pasta do turismo do governo regional da Madeira, “este é também um convite a todos para se identificarem com este processo, seja os residentes como quem nos visita, e que através desta identidade possam levar consigo as melhores recordações das experiências aqui vividas e as melhores memórias que possam alimentar o desejo daqui voltar de forma repetida”.
Na apresentação não deixou de ser referida a posição dianteira que o destino Madeira adoptou perante a situação pandémica mundial, que reforçou o destino como um “destino seguro”.
Para Miguel Albuquerque, presidente do governo madeirense, a nova marca da Madeira é “um trabalho excepcional”. “Tudo se conjuga para aquilo que sempre caracterizou a Madeira, que foi a sua hospitalidade”, considera o responsável, admitindo que no destino “as pessoas sentem-se em casa”. Miguel Albuquerque referiu que esta marca que caracteria por atual vai ser difundida em todos os espaços do mundo, mas também internamente através da utilização por parte do governo regional.
Para Nuno Vale, diretor executivo da APM, a nova marca Madeira pretende “despoletar um sentimento único e ser capaz de transmitir o nosso propósito: Fazer com que cada pessoa sinta que é aqui que pertence!”.
A estratégia da marca contou com a colaboração da Bloom Consulting e a nova identidade partiu do trabalho da agência criativa BAR e estará presente em todos os materiais de comunicação da Região Autónoma da Madeira, dentro e fora de fronteiras.
Quanto à reabertura do destino turístico, o presidente do governo regional salientou que se está prestes a “encetar um novo ciclo com o regresso, dentro de alguns meses, dos fluxos turísticos tradicionais” e, para o efeito, a Madeira está a ser preparada para “um bom acolhimento aos turistas, para continuarmos a ser uma região segura”.
*Fonte: Publituris/pt