França quer proibir voos de curta distância e priorizar viagens de trens para reduzir carbono

A Assembleia Nacional da França aprovou um projeto de lei para proibir voos internos de curta distância entre cidades que oferecem o mesmo trajeto por trem.

Se aprovado pelo Senado, que ainda precisa analisá-lo, o projeto proibiria voos em rotas em que a mesma viagem pode ser feita de trem em menos de 2h30, informa a rede BBC. Voos de conexão não serão afetados.

A medida visa reduzir as emissões de carbono e contribuir com o esforço do país contra a luta climática. Apesar de as companhias aéreas serem um dos setores mais afetados pela pandemia, o governo da França enfrenta pressão para introduzir regras ainda mais rígidas sobre os voos domésticos.

Uma comissão criada em 2019 pelo presidente Emmanuel Macron para discutir o clima propôs uma medida ainda mais abrangente do que a aprovada pela Assembleia Nacional e sugeria proibir viagens de avião que pudessem ser feitas de trem em menos de 4h.

A votação de sábado ocorreu dias depois de o governo francês aumentar sua participação na Air France-KLM, em uma tentativa de ajudá-la a superar o pior momento da crise causada pela covid-19.

*Fonte: Diário do Turismo, com informações da BBC

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *