Por Jefferson Severino
De fato, após vacina, voltar a viajar é o grande desejo dos consumidores. Segundo conclusões de um novo estudo global sobre os consumidores divulgado pelo IBM Institute for Business Value (IBV), em geral os entrevistados estão mais confiantes na segurança, eficácia e distribuição das vacinas contra a Covid-19 e indicam o desejo de retornar à “normalidade” após serem vacinados. Todavia, regras, preferências pessoais e normas sociais diferentes vigentes desde o início da pandemia, que deixam qualquer um louco, mais parecendo o samba do “crioulo doido”, significam que setores-chave, como varejo, viagens e transporte podem precisar fornecer experiências de cliente e marketing mais elaboradas e personalizadas, para ajudar a permanecer competitivo e envolver os clientes com sucesso.
Sem dúvidas, a vacina também pode revigorar as viagens profissionais, aumentando o número de entrevistados que se sentem confortáveis em viajar a negócios duas a quatro vezes na maioria dos países. A saber, o estudo contou com mais de 15 mil adultos pesquisados globalmente, incluindo o Brasil, e descobriu que a maioria das pessoas está confiante na segurança, eficácia e distribuição das vacinas e mais da metade espera que elas os mantenham protegidos. Sendo assim, o progresso econômico pode acontecer gradualmente, no entanto, uma vez que a maioria dos entrevistados indicou que os níveis de vacinação precisarão exceder 70% da população para que se sintam confortáveis para retornar à vida como era antes da pandemia.
Certamente, se as taxas atuais de vacinação se mantiverem em níveis atuais, isso significa para somente para além de 2022. Em meio a essa incerteza, os consumidores estão repensando a maneira como desejam trabalhar, socializar, viajar e comprar, de acordo com o estudo. Sem dúvidas, os hábitos formados durante a pandemia fazem com que o consumidor viaje de carro em viagens curtas, aproveitando as belezas do seu próprio estado ou do estado vizinho. Embora as viagens dos consumidores ainda não tenham se recuperado, há sinais promissores no horizonte. O estudo mostrou que as viagens de avião podem ter um aumento na demanda, com 30% das pessoas planejando voar com mais frequência – embora isso seja compensado pelos 23% dos entrevistados que planejam voar menos.
Além disso, o estudo descobriu que cerca de 1,5 vez mais consumidores vacinados entrevistados esperam fazer uma viagem durante a noite nos próximos seis meses. Além disso, a vacina também pode revigorar as viagens profissionais, aumentando o número de entrevistados que se sentem confortáveis em viajar a negócios duas a quatro vezes na maioria dos países. No entanto, os viajantes de negócios mais velhos pesquisados estão menos confiantes. Apenas 8% dos entrevistados com mais de 55 anos se sentem confortáveis em viajar a negócios sem uma vacina, e apenas 25% ficam confortáveis depois de serem vacinados.
*Fonte: Turismo On-Line