Salvador está entre as 120 cidades do mundo que vão participar da 4ª edição do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade/WCD), festival colaborativo que acontece 100% online e gratuito, nesta terça (21) e quarta-feira (22). Apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e com a presença de 16 países, o evento é abraçado e reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como oportunidade de disseminação do conhecimento e experiências comprometidas com a criatividade, tecnologia e inovação.
Entre lives e plays, a programação engloba com mais de mil atividades, inseridas nas categorias criatividade, artística, educacional, diversidade, economia, sustentabilidade, inovação, tecnologia, que serão realizadas simultaneamente.
Salvador participa com 15 palestrantes/inspiradores que vão tratar temas diversos. Dentre eles está o “Salvador Tech, Diversidade, Criatividade e Inovação”, por Leandro Lima, diretor do Salvador Tech da Semdec; “Criatividade + Educação = Impacto Social”, por Joselito Crispim dos Santos, educador, escritor, cineasta e fundador do Grupo Cultural Bagunçaço; e “Reset Game – O Recomeço”, por Maria Aline Rebouças, advogada ambiental e gestora de Negócios Sustentáveis.
O diretor do Semdec, Leandro Lima, destaca o potencial criativo da capital baiana presente em diversos setores da economia, a exemplo do turismo, serviços, arte, cultura e comércio. “Sem dúvida, Salvador é a capital criativa do Brasil. Isso faz parte do seu DNA, da formação do seu processo histórico, é o seu diferencial. Salvador sempre se movimenta receptiva ao novo”, disse. Ele acrescenta ainda a importância da gestão municipal em apoiar o WCD, que permitirá lançar o olhar para a cidade como “fomentadora da economia criativa”.
As atividades WCD poderão ser acessadas pelo canal oficial de cada cidade participante no aplicativo (Android e iOS), ou pela plataforma oficial na internet. Para obter mais informações e a programação completa do evento, basta acessar o www. worldcreativityday. com/ brazil/ salvador/ home ou fazer contato através do e-mail diogogarciacorreia@ gmail. com .
Histórico
Liderado pelo World Creativity Organization, o evento foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa. “Nós queremos apoiar o desenvolvimento da criatividade em todas as cidades, pois quanto mais diversidade e mais atividades, mais liberdade de escolha para os participantes, aumentando a produção de conhecimento e a capacidade criativa da sociedade. Quanto mais pessoas mudarem sua mentalidade sobre educação e se apropriarem do processo de World Creativity Day: The Creative Revolution para aprendizagem contínua, melhor para elas, para o mercado de trabalho e para a economia”, afirma Foster.
Líder local do evento, Diogo Garcia explica que o WCD tem como objetivo a valorização da criatividade em suas diversas formas e linguagens, incentivando a geração de negócios e a empregabilidade. “Em se tratando de uma cidade naturalmente criativa, é muito importante a participação de Salvador neste evento. Com certeza, a capital baiana deve ser um destino de negócios criativos por acolher grandes exemplos de pessoas inovadoras, e este é um bom momento para atrair os olhares para cá e captar investidores.”, finalizou Garcia.