Uma live na noite desta quarta-feira (5) marcou o encerramento do Projeto Rede de Turismo da Baía de Todos-os-Santos (RBTS), que reúne mais de 200 empreendedores da região. A iniciativa integrou as ações do Prodetur Nacional Bahia, que visa fomentar o turismo náutico e cultural nos 18 municípios da região, incluindo Salvador, Cachoeira, Itaparica e Salinas da Margarida.
O objetivo da RBTS é gerar emprego e renda para a população local por meio da oferta qualificada de produtos e serviços turísticos. Para tanto, o trabalho de formação da rede foi realizado durante cerca de três anos com a preparação de planos de negócio e qualificação de trabalhadores e empresários de seis categorias: hospedagem, gastronomia, artesanato, manifestações culturais, empreendimentos náuticos e receptivos turísticos.
“A formatação da rede foi pensada justamente para engajar os empreendedores, em sua maioria de pequeno porte, e dar sustentabilidade aos seus negócios, proporcionando a geração de renda para a população que vive do turismo”, explicou o chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), executora do Prodetur no estado.
Para a chefe de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), organismo financiador do Prodetur Bahia, Denise Levy, a Bahia deu um importante “passo na direção certa para trazer um turismo mais sustentável”. Ainda segundo a executiva, o objetivo maior é distribuir os benefícios do turismo para a população local, que participa diretamente da oferta dos serviços turísticos.
Também participaram da transmissão o coordenador-geral do Prodetur Nacional Bahia, Jaime Salgado, e a coordenadora de Projetos Sociais do Prodetur, Taís Viana, que falaram sobre as ações sociais e de infraestrutura do programa, além de representantes do Consórcio RBTS e do Núcleo Gestor e Categorias da Rede Baía de Todos-os-Santos.
Visibilidade
Durante o processo de criação da Rede de Turismo da Baía de Todos-os-Santos, uma plataforma (site www.redebts.net) foi criada para conectar empreendedores em busca de troca de conhecimentos e a realização de parcerias e negócios.
A participação na rede proporciona benefícios como visibilidade, numa plataforma multimídia; oportunidade de negócios diretos entre os empreendimentos; integração de prestadores de serviços de cada município e participação nas atividades de capacitação, atualização e programas de aprimoramento, entre outros.
Turismo náutico e cultural
Ao todo, 13 obras estão em andamento (12 náuticas e uma cultural) pelo Prodetur para oferta de infraestrutura turística. São três bases náuticas (Marina de Itaparica, em Itaparica; Cacha Pregos (foto), em Vera Cruz; e Salinas da Margarida), uma marina (Marina da Penha, em Salvador), cinco terminais turísticos (localidade de Botelho, em Ilha de Maré –Salvador; Porto do Caijá, em Maragojipe, Cachoeira, Jaguaripe e ilha de BomJesus dos Passos, em Salvador) e três atracadouros (Solar do Unhão, em Salvador, que inclui também o restaurante; Mutá, em Jaguaripe; além do pertencente ao Museu Wanderley Pinho, no distrito de Caboto, em Candeias). Já no âmbito cultural, o Museu Wanderley Pinho está sendo contemplado com recuperação da edificação e restauração do acervo.
*Fonte: Ascom-Setur/Ba; Fotos: Tatiana Azeviche