Como as atividades ao ar livre representam menos risco de contaminação para a Covid-19, a Prefeitura de São Paulo acaba de lançar um projeto bem bacana chamado Ruas SP, que autoriza bares e restaurantes a atenderem ao público nos espaços destinados às vagas de carro em algumas vias de SP.
A inciativa é inspirada em exemplos de várias cidades do mundo que adotaram medidas parecidas. Logo no início do projeto, foram selecionadas 42 ruas em diferentes regiões da cidade, em bairros como Pinheiros, Santo Amaro, Mooca, Lapa, Vila Mariana, Santana-Tucuruvi, Sé, Freguesia-Brasilândia, Cidade Ademar, Ipiranga, Pirituba-Jaraguá e Vila Prudente.
Além de contribuir com a segurança do consumidor, a medida é fundamental para apoiar os pequenos negócios, que foram extremamente prejudicados na pandemia.
As vias foram escolhidas a partir de um estudo feito pela prefeitura, que levou em conta fatores como o fluxo de veículos moderado, a existência de uma faixa de rua destinada ao estacionamento de veículos e a possibilidade de não ocupar faixas exclusivas de ônibus, ciclovias e ciclofaixas.
A adesão ao projeto Ruas SP não é uma obrigação dos estabelecimentos e a prefeitura não cobrará taxas pelo uso do espaço público. Os interessados devem apenas se responsabilizar pelo custo da instalação do mobiliário.
A fiscalização será feita pelas subprefeituras, e os proprietários dos estabelecimentos precisam garantir o cumprimento de todas as exigências de segurança sanitária e social.
Vale lembrar que ainda continuamos em pandemia! Por isso, é preciso avaliar com cuidado se é seguro frequentar qualquer estabelecimento. Caso você decida sair de casa, não esqueça de usar máscara, levar o álcool em gel e zelar pela saúde das pessoas ao seu redor.
- Fonte: Catraca Livre