Fecomércio-BA e Sebrae assinam convênio da ordem de R$ 3 mi para fortalecer projetos no interior

 

A Fecomércio-BA e o Sebrae firmaram parcerias que buscam fomentar o desenvolvimento do Comércio, empreendedorismo e fortalecer, principalmente, os pequenos negócios do setor terciário na Bahia. Os convênios e acordos de cooperação técnica foram assinados na tarde desta terça-feira (11), na sede da Fecomércio-BA, pelo presidente da entidade, Carlos de Souza Andrade, pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e pelos diretores técnicos, Franklin Santos, e administrativo financeiro, José Cabral.

Ao todo, o Sebrae e a Fecomércio-BA vão investir mais de R$ 3 milhões em cinco projetos: Universidade Varejo e Serviços, Desenvolvimento de Ecossistemas Locais de Inovação no Estado da Bahia, Sindicato do Futuro, Desenvolvimento de Ações de Apoio às Startups e Fomento ao Ecossistema de Inovação Baiano, com foco nas verticais Comércio, Serviços e Turismo e Gestões Inspiradoras.

O presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, que também preside o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, destacou a parceria duradoura entre as duas instituições, que se dedicam a levar soluções e conhecimento aos empresários baianos. “É importante estarmos juntos. Hoje, celebramos cinco convênios, fruto de um trabalho cuidadoso de nossas equipes. Agora, precisamos dar a velocidade necessária para levar as soluções que os nossos empresários necessitam nesse momento”.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, lembrou que a maioria dos pequenos negócios está no setor de comércio e serviços e reforçou que as parcerias com a Fecomércio-BA possibilitam o desenvolvimento de soluções mais objetivas e concretas para atender as demandas desses empreendedores. “A pandemia nos obrigou a uma série de ações, mas, mesmo antes, já éramos exigidos a termos um olhar mais à frente. Estou seguro que estamos apenas começando esse novo tempo, buscando sempre o melhor para os pequenos negócios”.

Um dos projetos, a Universidade Varejo e Serviço, é desenvolvido em parceria com o Senac Bahia. A diretora da instituição, Marina Almeida, destacou o desafio da iniciativa, focada no fortalecimento dos pequenos negócios varejistas e de serviços do estado. “Trata-se de um modelo de sucesso, já reconhecido, que adequamos à nossa realidade, e acreditamos que trará resultados positivos para os participantes”, concluiu.

Projetos

Universidade Varejo e Serviços

Parceria que envolve o Sebrae o Senac focada em impulsionar o empreendedorismo, a profissionalização, a inovação e o crescimento acelerado dos pequenos negócios do comércio varejista e de serviços da, por meio de programas aplicados e práticas de instrutoria e consultoria.

Desenvolvimento de Ecossistemas Locais de Inovação no Estado da Bahia

Ações para desenvolver ecossistemas inovação três municípios: Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. O projeto vai ter a parceria de entidades de classe e sindicatos patronais,
além de governos e instituições de ciência e tecnologia. O objetivo é fortalecer a inovação e a competitividade de micro e pequenas empresas de comércio e serviços.

Sindicato do Futuro

Projeto que tem objetivo de desenvolver as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, através do fortalecimento  dos sindicatos empresariais filiados a Federação. Ações de capacitação com foco em sustentabilidade integram o programa.

Desenvolvimento de Ecossistemas Locais de Inovação no Estado da Bahia

A iniciativa busca articular o ecossistema baiano de startup, em especial as verticais de comércio, serviços e turismo, com o apoio da Fecomércio-BA, por meio de eventos para etapas de ideação, validação, tração e escala, incentivos aos empreendedores (acesso a mercado, acesso a capital e capacitações.

Gestões Inspiradoras

O projeto visa a construção de uma publicação inédita que resgate a trajetória da administração na Bahia, a partir da contribuição trazida por empreendedores e gestores que se destacaram nas áreas de comércio e serviços, indústria, agricultura e pecuária e administração pública.

*Fonte: Fecomércio-BA: Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *