Por Bruno Chaise
Caminhando, correndo ou pedalando, você escolhe a maneira de percorrer os mais de 1200 quilômetros da Empire State Trail, ciclovia que vai da cidade de Nova York e até a fronteira com o Canadá. O percurso, inaugurado no início deste ano, conecta 20 trilhas regionais em uma rota única e sinalizada que se estende por todo o Estado, sendo 75% do percurso off-road, longe de rodovias movimentadas.
A mega trilha é dividida em três trechos: Hudson River Valley Greenway, que parte de Manhattan, do sul para o norte, até Albany, capital do Estado (não, a capital do Estado não é Nova York). Ao todo são 267 quilômetros, boa parte asfaltado. Chegando em Albany, a trilha se bifurca para o norte e para o oeste. Ao norte está o trecho Champlain Valley, que também pode ser feito de carro, em um total de 167 quilômetros até Roses Point, na fronteira com o Canadá.
Já o trecho Erie Canalway Trail é quase completamente feito fora do asfalto e o mais indicado para ciclistas. A trilha parte de Albany no sentido de Buffalo, que também faz fronteira com o Canadá, mas a oeste. Em suma, ambas as trilhas terminam na fronteira com o país vizinho.
Ao conectar rotas que antes eram desvinculadas, a Empire State Trail se torna a trilha multiuso mais longa dos Estados Unidos, sendo que os ciclistas se beneficiam de uma ampliação de mais de 270 quilômetros. O projeto foi anunciado em 2017 por Andrew Cuomo, Governador de Nova York, e concluído em dezembro de 2020. Com um investimento de 200 milhões de dólares, a expectativa é de que ela atraia mais de 8 milhões de visitantes por ano.
*Fonte: Viagem & Turismo