Por Isadora Melo
Com o intuito de integrar e fortalecer a arte regional, tem início nesta sexta-feira (21) o Festival Balaiano, que ocorrerá em dois finais de semana consecutivos: de hoje até domingo e de 28 a 30 próximos, a partir das 19h. Participarão mais de 50 artistas representando os seis macroterritórios da Bahia, apresentando números de teatro, dança, música, audiovisual, fotografia e artesanato.
Promovido com o apoio do estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural, representada pelo Programa Aldir Blanc, o festival, que se propõe a ser um ambiente de contemplação à diversidade artística baiana, será realizado com lives no YouTube. A programação completa pode ser acessada pelo Instagram @festivalbalaiano ou Facebook/festivalbalaiano.
Dentre as 12 atrações musicais confirmadas está a cantora e compositora Joana Terra. Violonista nata, nascida e criada na pequena cidade de Barra da Estiva, Chapada Diamantina, ela afirma que a iniciativa é de grande importância, pois, além de possibilitar uma experiência de integração com outros profissionais da arte, também “promove uma nova forma de semear a cultura: através da descentralização dos recursos”.
Joana reflete que “atualmente a maioria dos artistas que moram em cidades pequenas precisa migrar para grandes centros, em busca de visibilizar e vivenciar sua arte. O projeto tem força para quebrar este paradigma e criar novas possibilidades”.
Já o curador Igor Gnomo afirma que o festival é um polo de descobertas culturais e que conta com um mapeamento cuidadoso em prol da valorização dos artistas (especialmente do interior baiano). “Nossa intenção é mostrar ao público como a Bahia pulsa arte em lugares tão distintos deste estado gigantesco”.
“Da poesia à música, do som à fotografia, quem integra esta programação é digno de representatividade baiana”, completa.
Além de propiciar a valorização do trabalho de artistas localizados em cidades menores, o projeto tem como norte a reparação de prejuízos sociais decorrentes do machismo, racismo, capacitismo e outras expressões de preconceito. Desta forma, dentre os critérios utilizados para a seleção de atrações, foram priorizadas as produções realizadas por mulheres (cis e/ou transgêneras) e temáticas que envolvam a promoção da equidade de gênero, igualdade racial e acessibilidade.
Cada dia terá enfoque em um macroterritório, e homenageará personalidades locais com importantes contribuições culturais na região. A cantora, compositora e atriz Valderez Teixeira, conhecida como Dona Val, foi escolhida para representar o macroterritório 1. Dentre as atrações presentes na inauguração estão: exposição fotográfica Odo-Iyá, de Maria Amália Martin, e do curta-metragem O Abebé Ancestral, além da música de Sthelô e artesanatos da Aldeia Txihi Kamaywra.
Pandemia e arte
Segundo a produtora Rafaela Bandeira, as expectativas para o festival são altas – assim como sua riqueza cultural, especialmente importante em período de pandemia. Rafaela reitera que a frase de Ferreira Gullar “a arte existe porque a vida não basta” define de maneira precisa a relação íntima entre arte e esperança, especialmente diante de adversidades. “Acredito que tem sido uma das maneiras de nos sentirmos acolhidos e vermos perspectiva de futuro no melhor de nós mesmos. É aí que está a importância de aderir ao projeto”, diz.
“Não só neste momento, como em toda a história da sociedade, as atividades artísticas estiveram presentes. Acompanhando o cotidiano das pessoas, os ritos, trazendo questionamentos importantes e apontando caminhos rumo ao afeto e afago. Neste momento crítico em que vivemos, percebemos mais do que nunca sua importância e temos uma excelente oportunidade de valorizá-la!”, acrescenta.
Banco cultural
O Balaio de Contatos foi criado como uma ferramenta facilitadora para as articulações sociais e culturais entre artistas da Bahia.
A ideia é gerar uma rede de conexões potencializadoras entre músicos, produtores culturais, artistas, pintores, cineastas e outros profissionais. Aos interessados, o cadastro deve ser realizado pelo site balaiodecontatos.com.br. * Fonte: A Tarde.
*