A Organização Mundial do Turismo (OMT) criou o “Best Tourism Villages” para premiar aldeias rurais que sejam os melhores exemplos de aproveitamento do turismo para proporcionar oportunidades e salvaguardar as suas comunidades, tradições e património.
Com esta iniciativa em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a OMT visa identificar aldeias que tenham adotado abordagens inovadoras e transformadoras do turismo nas zonas rurais.
As localidades selecionadas com os “Best Tourism Villages by UNWTO” – aos quais os Estados membros da OMT podem apresentar um máximo de três localidades até 31 de julho – serão anunciados durante a 24.ª reunião da assembleia geral da OMT, que decorrerá em Marraquexe, Marrocos, entre 12 e 15 de outubro de 2021.
Com o objetivo de fazer do turismo uma força positiva para a transformação, desenvolvimento rural e bem-estar da comunidade, a iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” da UNWTO visa maximizar a contribuição do setor para reduzir as desigualdades regionais e combater o despovoamento rural, refere a OMT.
A iniciativa visa igualmente promover o papel do turismo na valorização e preservação das aldeias rurais e das suas paisagens, sistemas de conhecimento, diversidade biológica e cultural, bem como dos valores e atividades locais, incluindo a gastronomia, adianta a OMT.
Os “Best Tourism Villages by UNWTO” assentam em três pilares, um dos quais é o “Selo Best Tourism Villages by UNWTO” que identificará as aldeias que sejam exemplos de excelência de destinos de turismo rural com ativos culturais e naturais reconhecidos, que preservem e promovam valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que defendam um compromisso manifesto com a inovação e a sustentabilidade em termos económicos, social e do meio ambiente.
O Programa Upgrade Best Tourism Villages by UNWTO é outro dos pilares destinado a beneficiar as aldeias que não cumpram plenamente com os critérios exigidos pelo selo. A OMT sublinha que estas aldeias terão o apoio da organização para melhorar nas áreas em que durante o processo de avaliação se observem carências.
O terceiro pilar é a Rede Best Tourism Villages by UNWTO que proporcionará um espaço para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades e que contará con a participação de representantes tanto das aldeias galardoadas com o Selo Best Tourism Villages by UNWTO como dos que participam no Programa de Aperfeiçoamento, além de especialistas e sócios dos setores público e privado que mantenham um compromisso com a promoção do turismo e desenvolvimento rural.
*Fonte: Publituris/pt