Mata de São João (BA) recebe decoração junina

Por Yordan Bosco

Pelo segundo ano consecutivo, não serão comemorados os festejos juninos em Mata de São João, município do litoral norte da Bahia, devido a pandemia do coronavírus. Porém, com o intuito de aumentar a autoestima das pessoas, a cidade proporciona aos matenses beleza e alegria num momento tão incerto e mantém viva a tradição. A prefeitura decorou ruas, praças e avenidas com elementos juninos.

 

O tema escolhido foi o Cangaço. Além dos tradicionais balões, bandeirolas, chapéus de palha, igrejas e casais forrozeiros, a decoração conta com cactos, casas de taipa e personagens como Maria Bonita e Lampião.

Para manter a cultura local viva entre a população e movimentar a economia, também foi organizada a Feira do Padroeiro no Parque da Cidade. O evento, que acontece até o dia 30, às quartas, sextas e sábado, conta com produtos típicos juninos e segue todos os protocolos de segurança sanitária.

Para o secretário de Cultura, Comunicação e Esportes, Joel Feldman, as ações representam muito mais do que ornamentar a cidade. “É gerar renda para os matenses que produzem e aplicam a ornamentação”, explica.

“A belíssima Feira do Padroeiro, no Parque da Cidade, além de movimentar a economia, remete ao mais original ambiente do São João. Estamos cuidando de cada detalhe, para seguirmos trabalhando”, celebra Feldman.

A estudante Nathália, de 17 anos, aprovou a decoração da cidade. “Alegra a alma, deixa a cidade mais bonita e nos deixa com mais esperança e vontade de nos cuidar, pra voltar logo ao normal”, diz.

Medidas preventivas

O município faz um acompanhamento minucioso da curva contaminação do coronavírus e publica semanalmente medidas restritivas de prevenção e combate à pandemia. Está proibido, por exemplo, a realização de festas e, conforme decreto estadual, as fogueiras também não são permitidas.

 “Neste momento de pandemia, manteremos todas as regras que assegurem a saúde em primeiro lugar. Nosso São João neste ano será em casa com os nossos familiares, mas a nossa cidade estará linda, como o nosso povo merece” destaca Feldman.

*Fotos: Matheus Lopes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *