O novo decreto com medidas restritivas de combate ao coronavírus, publicado na última segunda-feira (14), proíbe expressamente montar e acender fogueiras em todo o território de Mata de São João, no litoral norte da Bahia, durante os festejos juninos. A medida tem por objetivo proteger a população de fumaças e gases tóxicos, neste período crítico que a saúde pública atravessa.
De acordo com o documento, a ação que proibi queimar fogueira tem validade enquanto durar o estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia do coronavírus. Foto: Reprodução.
O Decreto Nº 812 ainda prorroga, até o dia 21, o toque de recolher, assim como o fechamento de bares, restaurantes e comércio em geral, para as 22h.
Para compensar a ausência de festejos e de algumas tradições juninas, como a própria fogueira, a Prefeitura decorou toda a cidade com temas da época, para manter o ânimo das pessoas, que terão que curtir a festa nas suas casas.
De acordo com especialistas em saúde, a fumaça das fogueiras causa irritação nas vias aéreas. Isso, além de desencadear mecanismos que tornam o organismo mais vulnerável à entrada do coronavírus e ao agravamento de quadros de pacientes que já estejam infectados.
O inspetor da polícia Municipal de Mata de São João, George Chimada, pede a colaboração da população para que obedeça às medidas, para o bem de todos. “Faremos uma fiscalização rigorosa, mas temos certeza que podemos contar com a colaboração da população. Preciso que todos sigam os protocolos e denunciem quem não seguirem”, apela.
*Fonte: Ascom-PMSJ