Macau, região autônoma na costa sul da China continental, que encerrou o seu Centro de Promoção e Informação Turística em Lisboa, vai organizar uma feira internacional de turismo de 9 a 11 de Julho, que pretende ser um “contributo para a recuperação e revitalização” do sector.
Em conferência de imprensa, a diretora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, apontou para a necessidade do evento se realizar de forma a manter contato com os operadores turísticos para o território estar preparado “quando o setor do turismo revitalizar”.
A 9ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau será realizada no resort Venetian, numa área de cerca de 23.000 metros quadrados com cerca de 710 stands, sendo a maioria dos expositores proveniente do interior da China.
Também presente na conferência de imprensa, o presidente do Associação das Agências de Viagem, Alex Lao, frisou que os bons resultados no combate à pandemia em Macau fizeram com o que o território se pudesse vender ao mundo como uma “cidade saudável e segura” e assim criar uma “plataforma sustentável entre Macau e o interior da China”.
Macau identificou 53 casos de covid-19, mas não registou qualquer morte desde o início da pandemia. Nenhum profissional de saúde foi infectado e não foi detectado qualquer surto comunitário.
Além do formato presencial, o evento contará ainda com um formato online, uma medida para reforçar as bolsas de contato e para aumentar o alcance do evento numa altura de pandemia em que muitas das restrições fronteiriças continuam em vigor.
Na mesma ocasião, as autoridades revelaram ainda que esta 9ª edição vai focar-se em reforçar as iniciativas em nuvem, integrar exposições online e offline; expandir a escala da ‘Rua de Macau’, impulsionar a economia turística local; promover a herança, inovação e intercâmbio gastronómico através de demonstrações culinárias.
O objetivo é ainda integrar o “turismo + indústrias culturais e criativas”, promover o desenvolvimento da indústria do turismo local; promover as “Lojas com características próprias” e melhorar a imagem das marcas.
*Fonte: Presstur/pt; Foto: Divulgação-PantherMedia/Arquivo Turismo Total