Por Filip Calixto
A partir de quinta-feira, 1 de julho, viajantes brasileiros não terão mais que cumprir quarentena obrigatória quando chegarem à Turquia. A condição para a chegada de viajantes vindos do Brasil passa a ser apenas a apresentação de um exame RT-PCR de covid-19 com resultado negativo feito com, no máximo, 72 horas de antecedência ao desembarque.
A informação foi confirmada pelo consulado do Brasil em Istambul. “Apesar da diminuição das restrições de entrada, o Consulado-Geral em Istambul ainda recomenda cautela para brasileiros que pretendam visitar a Turquia”, reitera a repartição em comunicado.
O consulado acrescenta: “Importante recordar que, como o Brasil também exige a apresentação de teste RT-PCR negativo para COVID-19 feito 72 horas antes do embarque, não será autorizado o retorno imediato ao Brasil caso o resultado seja positivo. Brasileiros que testem positivo para COVID-19 na Turquia deverão arcar com os custos da remarcação da passagem e terão de fazer quarentena seguindo as regras determinadas pelo governo turco. Além disso, o governo da Turquia pode alterar os critérios de entrada sem aviso prévio”.
Também em 1 de julho a Turquia começa a reduzir outras restrições, como o fim do toque de recolher à noite e aos domingos para turcos e residentes (os turistas já têm liberdade de circulação todos os dias e horários). A medida impactará positivamente o Turismo, pois lojas, serviços e restaurantes poderão funcionar normalmente, os sete dias da semana.
A Turquia já iniciou a vacinação de maiores de 18 anos e deve atingir 55 milhões de vacinados com ao menos uma dose em julho. Fonte: Panrotas.