Por Sérgio Costa
Há diversas formas de explorar a beleza sem fim da Ria de Aveiro. Fazer um passeio a bordo de um tradicional moliceiro pode ser uma forma privilegiada de sentir o carácter único da Ria de Aveiro. No entanto, poderá desfrutar deste ecossistema único embarcando na Grande Rota da Ria de Aveiro que abriu recentemente 2 rotas adicionais de walking e cycling: as rotas dourada e verde que guiam os visitantes por toda a região envolvente.
O percurso azul tem 130,8 km de extensão ao longo da costa e por caminhos tão diversos quanto as paisagens e os biótopos de um ecossistema lagunar ímpar em Portugal. Das zonas de sapal ao habitat de “Bocage”, das florestas de pinho plantadas nos cordões dunares que seguram o Oceano aos campos de cultivo de povoações que há séculos convivem com a Ria, esta é uma rota que nos revela a diversidade e a riqueza das relações que os seres humanos estabelecem com o mundo natural.
O percurso dourado é o percurso mais longo e o mais diversificado dos 3 percursos da Grande Rota da Ria de Aveiro. Este percurso com 234 km estende-se até ao mar, às montanhas e ao Vale do Vouga, onde os visitantes irão encontrar as cascatas mais espetaculares do país. Ideal para passeios de bicicleta, este percurso abraça a Ecopista do Vouga, atravessando algumas das cidades mais importantes da região.
O percurso verde tem 194 km de extensão, podendo ser explorado em bicicleta, a pé ou de barco. Este percurso verde conduz os seus visitantes às paisagens mais diversas, desde o Vale do Vouga, aos infindáveis vinhedos da região vinícola da Bairrada, aos bosques ribeirinhos do rio Alfusqueiro ou ao coração urbano da cidade de Aveiro.
*Fonte: Portal Togetherness/Centro de Portugal