O Turismo é certamente um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. Responsável por empregar, no país, cerca de três milhões de pessoas, com faturamento em 2019 de quase R$ 240 bilhões, isto é, 8,1% do PIB brasileiro (dados do Ministério do Turismo), o setor sofre, como nenhum outro, as consequências desta crise sanitária.
Na Bahia, o turismo movimenta 52 segmentos da economia e responde por 20% da mão de obra formal no estado. Em Salvador, o volume de empregos é ainda maior, superando os 25%. Números que refletem a situação extremamente difícil pela qual passa o setor neste momento, com indefinição para o Réveillon e o Carnaval de 2022. Mesmo com o início da vacinação, em ritmo lento, o setor teme prejuízos incalculáveis, justamente quando apostava no início de sua redenção, a partir de 2020, depois de seis anos de profunda crise.
Ao contrário de outras atividades econômicas, que sofreram com reduções nas vendas ou na produção, o turismo parou, literalmente. A liberação de eventos científicos com até 50 pessoas fez com que os congressos programados para 2020 e transferidos para 2021 fossem cancelados ou adiados para 2022.
As políticas públicas de retenção de empregos, apoio às empresas e trabalhadores autônomos, com adiamento de impostos e criação de linhas de crédito, não alcançaram todas as empresas do setor, considerando que a maioria delas – no turismo – é formada por pequenos e médios empresários. Especificamente, urgem medidas, como a isenção do recolhimento dos impostos e contribuições para o Simples Nacional (ISS e ICMS), parcelamento de dívidas e isenção dos tributos de IPTU e TFF.
O turismo terá que se reinventar, se reestruturar. O mundo não será o mesmo após a pandemia da Covid-19. Novos protocolos de segurança estão ainda sendo adaptados à nova realidade turística. É preciso estar pronto e atento às medidas governamentais locais para acesso ao “selo de garantia como destino seguro” e gerar confiança à decisão do visitante na escolha de Salvador para sua viagem.
A Salvador Destination mantém firme seu trabalho, cumprindo sua missão de promoção do destino Salvador, alimentando a memória afetiva daqueles que já visitaram a nossa cidade e dos que sonham visitá-la. A primeira capital do Brasil está no imaginário brasileiro e sul-americano.
Elaboramos campanhas promocionais em nossas redes sociais desde 17 de março de 2020, quando lançamos: “Não cancele, adie!”, “Juntos, somos mais fortes!”, “Salvador, mais que um destino, uma experiência!”, alternando as imagens de nossos pontos e atrativos turísticos com as de riqueza cultural, histórica e gastronômica. Tudo isso para estarmos no pensamento de quem decide por um destino.
Estamos aqui, de braços abertos!
*Foto: Roberto Duran, presidente do Salvador Destination/ Divulgação-Arquivo Turismo Total
*Fonte: A Tarde