Paraíba ganha trilha de longa distância no roteiro turístico

O Estado da Paraíba anunciou no último sábado (10) que incorporou mais um roteiro turístico ao lançar a primeira trilha de longa distância e uma das primeiras do Nordeste, no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB) – a 175 km de João Pessoa.

A trilha Caminhos das Ararunas, segundo Ricardo Henrique, presidente do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó paraibano, é um produto voltado para o público que procura por aventura na natureza e trekking em regiões serranas. A trilha terá 100 km de percurso – a 4km do Rio Grande do Norte -, porém, nesse primeiro momento, estarão disponíveis apenas 72 km, sempre entre Araruna e Cuité, na Paraíba.

A trilha faz parte é está cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e está toda georreferenciada e sinalizada, sendo possível se guiar pelo aplicativo wikiloc, sinalização das pegadas das Botas pretas e amarelas ou com condutores locais, que receberam treinamento por meio de cursos. Os turistas e paraibanos ainda podem se hospedar em casas de camping, casas de moradores ou pousadas e hotéis da região. “É um trabalho que já vem sendo planejado há cinco anos”, revelou Henrique.
De acordo com ele, o roteiro é ideal nesse momento de pandemia da Covid-19, tendo em vista ser em área aberta, “com público alvo bem definido, que procura natureza, imersão e aventura sem aglomerações”.

Segundo o coordenador da trilha Caminhos das Ararunas, Ricardo Câmara, a trilha “conectará diversas áreas de preservação e estimulará o desenvolvimento das comunidades locais por meio do turismo”, trazendo inúmeros benefícios para o município, criando oportunidades de empregos e renda, assim como injeção de novos recursos financeiros por meios de impostos.

Durante o processo de implantação do roteiros, foram realizadas em duas etapas. A primeira, uma oficina que abordou a teoria da sinalização em corredores ecológicos, de modo que foram apresentados os modelos e cores das setas, técnicas de marcação e locais apropriados para a sinalização. A segunda etapa ocorreu no Cânion da Serra Verde, um dos principais cartões postais de Araruna. Os participantes observaram e puderam ter a experiência da marcação de setas informativas, além de receber orientações sobre boas práticas em atividades turísticas na natureza.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso foi criada em 2018. A iniciativa conta, atualmente, com 3.500 quilômetros de trilhas cadastradas em 22 unidades federativas. A Rede foi implementada por meio de uma portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo.

As trilhas possuem uma marca, formada por elementos característicos de cada região, inscritos dentro de uma “pegada de bota”.

As trilhas possuem uma marca, formada por elementos característicos de cada região, inscritos dentro de uma “pegada de bota”. O símbolo é usado nos corredores ecológicos para demarcar a direção correta da trilha. A sinalização com a bota amarela representa o percurso mais leve, enquanto a bota preta indica maior grau de dificuldade.

*Fonte: Diário do Turismo, com agências; Foto: Ricardo Câmara/Turismo em Foco

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *