A Cabo Verde Airlines (CVA), que voltou este mês ao controlo do Estado cabo-verdiano por decisão do Governo, após a venda de 51% a investidores islandeses, anunciou hoje que “todos os voos” da companhia estão cancelados.
Num diferendo entre a administração islandesa e o Governo cabo-verdiano, a companhia, que não realiza voos comerciais devido à pandemia de covid-19 desde Março de 2020, tinha suspendido o plano de retoma da atividade, que previa progressivamente voos do arquipélago para Lisboa, Paris e Boston.
“A Cabo Verde Airlines vem por este meio, em aditamento à comunicação anterior, informar aos passageiros e público em geral que todos os voos foram cancelados”, lê-se numa mensagem aos clientes divulgada hoje pela companhia e citada pela agência Lusa.
O Estado cabo-verdiano assumiu em 6 de Julho a posição de 51% da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) detida desde 2019 por investidores islandeses, alegando vários incumprimentos na gestão e dissolvendo de imediato os corpos sociais.
A reversão de privatização da Cabo Verde Airlines (CVA – nome comercial adotado desde 2019 para a TACV) teve efeitos a partir daquele dia, com a publicação do decreto-lei que a autoriza, aprovada pelo Conselho de Ministros, face às “sérias preocupações” com o “cumprimento dos princípios, termos, pressupostos e fins” definidos no processo de privatização, e cuja intenção já tinha sido anunciada anteriormente pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
*Fonte: Presstur/pt; Foto: Cabo Verde Airlines