Em sua versão como festival virtual, o projeto “TOCA!” lança o podcast “TOCA! na Escuta” para debater a produção cultural no campo da música com profissionais da área. Nos quatro episódios desta temporada de estreia, o foco estará na inovação e na sustentabilidade em diferentes eixos do ecossistema musical – criação, produção, difusão e consumo – e suas atuais transmutações a partir da consolidação do digital enquanto principal ambiente de conexões entre artistas e públicos. Os episódios serão publicados entre os dias 22 e 25 de julho, às 9h da manhã, nas plataformas de streaming, mesmo período em que o evento exibirá 12 videocasts com artistas da Bahia, chamados de “TOCA! na Mão”, no seu canal de YouTube.
Com curadoria e produção dos produtores culturais Raína Biriba e Ismael Fagundes, o “TOCA! na Escuta” trará, em seu primeiro episódio, “Inovação nos formatos de festivais e eventos de música”, com Ana Garcia, do Festival No Ar Coquetel Molotov, de Recife (PE), e Joilson Santos, do Feira Noise Festival, de Feira de Santana (BA). O episódio nº 2 vai falar de “Tendências da produção musical e o audiovisual”, com o pianista carioca Jonathan Ferr e a rapper paraense Nic Dias. O terceiro debaterá “Sustentabilidade e monetização com a música” com os músicos e produtores musicais baianos Átila Santana e Enio. Por fim, “Experiência do consumo de música e multimídias”, com o diretor criativo Bruno Zambelli e a estrategista musical Naila Agostinho, especialista de Negócios Digitais da Sony.
Realizada pela Dimenti Produções Culturais, esta edição do “TOCA!” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
“TOCA! na Mão”
Tiganá Santana, Josyara, Hiran, Yan Cloud, Jadsa, Vírus, Neila Kadhí, Ian Lasserre, Fatel, Mirceia Jordana, Juli e Andrezza Santos compõem o grupo de 12 artistas da grade do “TOCA!” em sua versão como festival virtual. De 22 a 25 de julho, o projeto exibe, em cada data, três videocasts do “TOCA! na Mão” no seu canal de YouTube (www.youtube.com/tocasalvador), com lançamento às 18h, em paralelo ao podcast “TOCA! na Escuta”.
Com o propósito de ser um ambiente de promoção da música autoral contemporânea brasileira, o “TOCA!” foi criado em 2018 e realizou, no Pátio do Goethe-Institut Salvador, 19 edições com shows de artistas da Bahia e do Brasil em dois anos. Já em 2020, o “TOCA!” se reinventou diante do contexto da pandemia da Covid-19, lançando o seu formato audiovisual, o “TOCA! na Mão”: uma produção em videocast, com direção de Larissa Lacerda, que mistura shows com entrevistas. Os materiais já lançados somam quase 5 mil visualizações.
Agora em 2021, o “TOCA!” propõe sua continuidade digital organizado como festival. Focando na Bahia, a curadoria desta edição marca a diversidade e a representatividade da nova música do estado. Assim, o propósito do “TOCA!” se mantém ativo: propiciar o encontro entre a nova música autoral do Brasil e seus públicos, estimulando o cenário musical independente, como uma plataforma contínua de desenvolvimento da música na Bahia.