Por Victor Jorge
De acordo com a China Trademark Association – CTA (Academia de Turismo da China), os chineses realizaram 2,36 mil milhões de viagens domésticas no primeiro semestre de 2021, correspondendo a uma subida de 153% face ao mesmo período de 2020.
Estas viagens significaram, segundo o relatório, receitas na ordem dos 1,95 biliões de yuans (cerca de 255 mil milhões de euros), o que equivale a um aumento de 208% em comparação ao primeiro semestre do ano passado.
Já face ao primeiro semestre de 20219, ou seja, ao período pré-pandémico, a associação revela que as viagens domésticas e receitas turísticas recuperaram para cerca de 77% e 70%, respetivamente.
Num relatório realizado para aferir o atual estado de espírito do setor do turismo, a CTA salienta a “confiança” dos empresários e turistas, avançando que “83,6% dos inquiridos estão dispostos a viajar no terceiro trimestre e 78% dos empresários do setor têm confiança no mercado turístico no segundo semestre de 2021”.
O mesmo relatório estima que a China poderá atingir as 2,6 mil milhões de viagens domésticas e obter receitas turísticas na ordem os 2,24 biliões de yuans (cerca de 292 mil milhões de euros) no segundo semestre de 2021, correspondendo a 88% e 76%, respetivamente, do nível do período homólogo de 2019.