Fortaleza e São Luís unem-se por rota turística integrada

Por Filip Calixto

As secretarias de Turismo de Fortaleza e São Luís, capitais do Ceará e Maranhão, respectivamente, lançam até o final do mês uma nova e integrada rota ligando as duas cidades. O projeto, que já conta com apoio de operadoras e empresas do trade da região, tem como base uma viagem de dez dias feita por via terrestre e passando por uma série de outros conhecidos destinos.

Fortaleza busca ampliar parcerias para atrair mais turistas para a cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza ou São Luís podem ser ponto de partida ou chegada e, ao longo do percurso, os viajantes passam por Paracuru, Jericoacoara, Tutoia e percorrem, em território maranhense, a Rota das Emoções.

A rota de Fortaleza a São Luís deve ser lançada oficialmente no próximo dia 26 e fortalece um plano de cooperação entre as capitais nordestinas em busca da consolidação do Nordeste como um destino único com profusão de opções e oportunidades para viajantes.

Entusiasta dessa política e idealizador da rota integrada entre Ceará e Maranhão, o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, defende que mais iniciativas como a da rota integrada passem a ser elaboradas e espalhadas. “Disputar o turista, tirando ele do seu vizinho não é inteligente. Por que não fazer um trabalho conjunto e encontrar uma maneira de compartilhar o viajante entre esses destinos?”, questiona.

PARCERIAS

A tese de Pereira virou política da secretaria liderada por ele e resulta na construção de ligações diretas com outras cidades. Além da ação organizada com São Luís, há também uma versão de rota ligando Fortaleza e Natal e outras em fase de organização e que devem sair do papel em breve. O secretário se espelha nas rotas europeias para arquitetar essas parcerias.

Mucuripe é uma das conhecidas praias da capital cearense. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Mais rotas – e não só com a participação de Fortaleza – podem nascer ainda este ano. Segundo antecipa o secretário, durante a realização da Abav Expo na capital cearense devem ocorrer reuniões entre secretarias nordestinas e o tema será debatido.

POLÍTICA PÚBLICA PARA O TURISMO

Oriundo da iniciativa privada, o secretário de Fortaleza explica que tem tentado repensar a política pública de Turismo na cidade. As ações lideradas por ele, além de levar em conta exemplos que já deram certo em outras partes do mundo e do Brasil levam em conta uma premissa básica: tornar a cidade agradável para quem mora nela, o que vai facilitar a boa impressão para quem esta de passagem.

“Quando começamos a gestão uma das primeiras coisas que notamos é que o fortalezense, sempre reconhecido por seu senso de humor, estava desgostoso com a cidade. Aí procuramos, dentro das limitações da pasta, melhorar esse ponto”, lembra. “Cheguei à conclusão de que os habitantes são um vetor dessa promoção turística que tanto buscamos”, completa.

Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Um dos mecanismos para esse fim, que é tornar o habitante um agente de promoção, mostrar que a cidade entrega a seus moradores motivos para se orgulhar do destino. “Fizemos muitos eventos para a cidade e um dos casos que deram certo se deu numa de nossas praias. Começamos a promover, todos os domingos, apresentações de piano durante o pôr do sol e o evento virou um point para residentes”, cita. “São ações singelas mas que resgatam esse orgulho”, finaliza. Fonte: Panrotas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *