O Porto de Tallinn, na Estônia, inaugurou um novo terminal de cruzeiros que pretende reduzir o impacto ambiental da sua atividade, recorrendo a painéis solares e energia marítima.
O novo terminal tem painéis solares adaptados ao clima nórdico e é aquecido por energia marítima através de uma bomba de calor, segundo um comunicado.
“Estamos a ajudar os operadores de cruzeiros a fornecer um serviço ambientalmente consciente aos passageiros e a tornar a visita a Tallinn o mais tranquila possível”, afirmou Valdo Kalm, chairman do Conselho de Administração do Porto de Tallinn, citado na nota de imprensa.
O comunicado sublinha que o novo terminal “torna a capital da Estônia e tudo o que a cidade tem para oferecer mais acessíveis”. O objetivo “é que todos os turistas partam com uma experiência de viagem segura e inesquecível e que as empresas de cruzeiros possam reduzir a sua pegada ambiental, utilizando instalações portuárias ecológicas”.
O Porto de Tallinn também construiu uma nova ligação pedonal entre o terminal e o “quilômetro da cultura”, uma passagem direta entre “a área portuária e inúmeras novas áreas de lazer”.
Este empreendimento permite que os turistas explorem o centro histórico, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, bem como cafés, bares e restaurantes na orla marítima.
O comunicado destaca que os visitantes têm acesso a três novas atrações principais, designadamente a Fortaleza do Mar de Patarei, “uma grande fortificação histórica que agora abriga bares, food trucks e eventos ao ar livre”; o Seaplane Harbour, “um museu naval de três níveis alojado num hangar de 8.000m2 com navios históricos e submarinos”; e a Noblessner, “uma área cultural à beira-mar popular com restaurantes sofisticados, museus e vários bares”. Fonte: Presstur.pt