Minas Gerais baixa índice de violência e pode atrair mais turistas

Há muitos motivos que justificam conhecer as cidades de Minas Gerais. E ainda que a comida mineira seja um grande atrativo – são famosos os pratos mineiros que dão água na boca –, uma outra motivação tem levado turistas a escolher o estado na hora de decidir o destino das viagens: a segurança.

Estado teve redução de 33,3% na taxa de crimes violentos em 2020. Foto: Divulgação

 

No ano da pandemia, Minas Gerais apresentou um recorde na redução da criminalidade. Foi o segundo ano consecutivo que o estado encerrou com grandes taxas negativas dos crimes – vale destacar que, de janeiro a novembro de 2020, a redução da criminalidade foi de 33,3%, segundo dados apresentados pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Araujo. Isso representa um total de menos 21.194 crimes violentos em comparação a 2019.

Entre os crimes considerados violentos, estão: homicídio tentado e consumado, sequestro e cárcere privado tentado e consumado, extorsão mediante sequestro, estupro de vulnerável tentado e consumado, estupro tentado e consumado, roubo tentado e consumado e extorsão tentada e consumada.

Segurança atrai o turismo?

Ainda não foi comprovado que a segurança pública atraia, de fato, mais turistas. No entanto, já foi confirmado que cidades reconhecidas como violentas tendem a prejudicar o turismo da região.

Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio, algumas cidades tiveram queda no faturamento do turismo em decorrência da violência. O Rio de Janeiro é um exemplo: perdeu cerca de R$ 150 milhões justamente por causa da criminalidade. E a cidade maravilhosa não é a única: Salvador também sofreu perdas graças à violência, sobretudo em atrativos turísticos, como no Pelourinho e no Mercado Modelo. Maracanaú, no Ceará, também afastou turistas por ser reconhecida pela guerra entre facções rivais.

Assim, entende que cidades com menores índices de violência também atraem turistas.

*Fonte: Jornal MG Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *