A quarentena tem sido difícil por vários motivos, e ficamos com muita vontade de sair e desbravar o mundo de novo. De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis* da Booking.com para 2021, quase metade (47%) dos viajantes brasileiros admitem que o impacto da pandemia do Coronavírus os incentivou a implementar mudanças positivas no dia a dia. Além disso, 78% revelaram que estão empenhados em viajar de forma mais sustentável no futuro.
Essa pausa forçada nos fez pensar sobre o nosso impacto sobre o meio ambiente e as comunidades locais quando voltarmos a viajar. No entanto, a pesquisa da Booking.com mostra que um em cada quatro (24%) dos viajantes do país não sabem que existem acomodações sustentáveis e 37% não têm certeza de como encontrá-las. Para conseguir encontrar opções mais sustentáveis na próxima viagem, a Booking.com listou algumas dicas de pequenas atitudes que podem minimizar ainda mais o nosso impacto durante a estadia.
1) Comece com certificações oficiais
Um dos jeitos mais fáceis de encontrar uma acomodação mais sustentável é verificar se ela tem algum selo ou certificação de sustentabilidade emitida por órgãos reconhecidos. Existem inúmeras certificações de sustentabilidade renomadas que as acomodações podem conquistar, e a Booking.com passou a exibir 30 certificações aprovadas oficialmente pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), o Green Tourism e o EU Ecolabel (selo verde da União Europeia), além de vários programas de sustentabilidade de redes de hotelaria.
2) Práticas sustentáveis
Na seção de iniciativas sustentáveis das páginas de acomodações na Booking.com, os viajantes conseguem ver quais medidas específicas as propriedades implementaram, como uso de energia 100% renovável, uso de chuveiros com baixo consumo de água ou quais tipos de plásticos descartáveis não são mais utilizados.
3) Bons hábitos não tiram férias
Muitos de nós já incluímos hábitos sustentáveis na vida cotidiana, mas quase metade (44%) dos brasileiros acredita que é mais difícil fazer escolhas sustentáveis durante uma viagem. O primeiro passo é simples: leve os bons hábitos com você na hora de viajar. Isso inclui verificar se o ar-condicionado (ou aquecedor) e as luzes foram desligados quando você não estiver na acomodação ou reutilizar suas toalhas e dispensar a troca diária da roupa de cama.
4) Adeus, plástico!
Limitar o uso de plástico descartável é um dos maiores desafios ambientais que enfrentamos. Como cerca de 91% do plástico não são reciclados, a maior parte acaba no mar ou em aterros sanitários. Diante disso, muitas acomodações adotaram diversas medidas para reduzir ou eliminar o uso de plásticos descartáveis, e você também pode contribuir. Basta optar por iniciativas simples, como comprar uma garrafa d’água de aço inoxidável ou levar os próprios produtos de banho em embalagens reutilizáveis quando for viajar.
* Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com 29.349 entrevistados em 30 países. Para participar, todos deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2021, e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março de 2021.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão do Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte convenientes e lugares incríveis para se hospedar – de residências a hotéis e muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas estabelecidas e empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus negócios.
A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,6 milhões deles apenas em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo com suporte ao cliente 24/7.