Segundo levantamento da Criteo, houve crescimento de 383% nas reservas hoteleiras online em relação com o mesmo período de 2020. A comparação entre maio e junho deste ano aponta alta de 230%. Movimento que segundo a empresa, acompanha os avanços da vacinação contra a covid-19.
“A covid-19 teve um impacto profundo na indústria hoteleira em todo o mundo e as operações tiveram que ser praticamente suspensas, pois a base de clientes diminuiu consideravelmente. Agora, com a vacinação avançada em grande parte do mundo, podemos ver uma recuperação acelerada. Neste momento, é imprescindível que o setor continue a se adaptar e trabalhar para prestar o serviço de alta qualidade que antes era oferecido, atendendo também às novas necessidades dos consumidores com segurança sanitária e agilidade no cancelamento ou reembolso”, afirma Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo na América Latina.
O percentual de reservas hoteleiras é substancial considerando que em uma pesquisa realizada pela Criteo no primeiro semestre do ano passado, 62% dos brasileiros entrevistados disseram que levariam entre seis e nove meses para voltar a viajar de avião por medo do contágio pelo vírus.
O crescimento das reservas online de viagens é um padrão que também se repete ao se analisar dados referentes a outros países da América Latina. No México, o crescimento em junho foi de 306%, uma queda em relação ao mês de maio, que teve 663% de aumento, em comparação com o mesmo período de 2020. Nos demais países da região, como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, o aumento foi de 346% em junho, e 563% em maio.
Investimento
Enquanto as reservas online começaram a aumentar no primeiro semestre deste ano, o mesmo aconteceu com os acessórios de viagem, como malas e bolsas. Dados coletados pela Criteo mostram que no Brasil a venda de bolsas de viagem aumentou 67% em junho.
Já a compra online de produtos de higiene aumentou 51% e as pochetes aumentaram 101%, em maio, comparado ao mesmo período de 2020. No México, a venda de malas aumentou 96% em junho, em relação ao ano anterior. “Com os brasileiros retomando seus planos de viagem, o aumento das compras relacionadas ao setor indica maior preparação para sair de casa por um período prolongado, movimento ao contrário do que percebemos no ano passado, quando o movimento era para viagens mais curtas, de um dia ou de um fim de semana”, acrescenta Tiago. Fonte: Brasilturis.