Por Pedro Menezes
A Prefeitura do Rio revelou o plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade, em 3 etapas, de 2 de setembro a 15 de novembro, com direito a festa com shows e Djs na orla da Cidade Maravilhosa. A primeira etapa, que já prevê reabertura de estádios e boates com 50% do público, depende de 77% dos cariocas já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose. Em 17 de outubro, a capacidade subirá para 100% para pessoas vacinadas.
Já no dia 15 de novembro, o uso de máscara só será obrigatório no transporte público e em unidades de saúde, com livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento. “Se houver necessidade, se o secretário de Saúde chegar para mim um dia e falar que não dá porque aumentou ou chegou uma nova variante imediatamente a gente interrompe qualquer processo de abertura e pode impor novas medidas restritivas”, disse o prefeito Eduardo Paes.
O lançamento da primeira etapa de flexibilização prevê: fechamento de ruas para o trânsito; eventos em polos gastronômicos; DJs em pontos da orla; iluminações e projeções; apresentações musicais; ponto facultativo no dia 3 de setembro (sexta-feira); manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos com priorização de artistas locais; meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade; Jogos de Botequim e muito mais.
Fonte: Panrotas, com informações do G1