Por Gutemberg Bogéa
São Luís abre os braços, firma parcerias e apresenta seus atrativos em um projeto que possibilita dez dias de viagem por um roteiro cheio de novidades e peculiaridades regionais indescritíveis.
Uma nova forma de se fomentar o turismo reunindo o que de melhor e mais atrativo existe por entre capitais e municípios que formam um dos mais importantes e intensos circuitos turístico do país, a região Nordeste. Suas inimagináveis possibilidades de se fazer turismo, seja com suas praias, sol e mar, assim como as maravilhas de um turismo sustentável, artesanato, história, arquitetura secular e rica cultura diversificada pelas mais autênticas manifestações que compõem esse leque de opções que o setor oferece no país.
A Rota do Sol Nordeste lançado, em São Luís na última, segunda-feira (26) durante um passeio náutico pela Baia de São Marcos e Rio Anil, reuniu convidados, autoridades, representantes de classes e instituições para terem em primeira mão essa novidade que irá apresentar destinos, em um trabalho conjunto e promissor. Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, deu as boas vindas a todos, apresentando o projeto e mostrando o passeio como um dos produtos que a cidade de São Luís tem oferecer, assim como Fortaleza com umas das potências do Turismo da região, em parcerias com as cidades de Tutóia/MA, Jericoacoara/CE e Paracuru/CE, nesse que é um roteiro que muito tem a agregar entre os dois estados.
“Estamos criando perspectivas futuras positivas na comercialização desses produtos, para que as pessoas possam conhecer de perto esse projeto cheio de atrativos, fazendo com que o tempo de permanência dos visitantes nessa região seja ampliado e a experiência dele seja melhor possível”, revelou Saulo Santos.
O Projeto
A Rota do Sol Nordeste foi lançado como um recomeço, uma retomada segura e gradativa do Turismo, sendo um complemento de um rol de opções, um cardápio de atrativos que essas cidades possuem e que podem ser oferecidas para os turistas brasileiros e internacionais.
Um roteiro com uma combinação perfeita de equipamentos e serviços que irão integrar São Luís e Fortaleza, assim como outras cidades, nessa conexão de cidades da região Nordeste, oferecendo história, cultura, gastronomia e lazer nas mais variadas formas e possibilidades de entretenimento.
Um produto com 10 (dez) dias de viagem, onde a contemplação das belezas naturais entre as cidades envolvidas complementam essa integração através de parcerias que unem o Nordeste de forma conjunta e célere, que requer desenvoltura, articulação e interatividade. Uma possibilidade a mais para os viajantes em um roteiro que pode ser adaptável aos interesses e a disponibilidade de tempo do turista, em um mix de opções que podem ser desbravadas no turismo rodoviário regional.
Novidades na rota
Distante 84 km de Fortaleza, a cidade de Paracuru, banhada pelo mar, aparece no roteiro como uma das cidades que irão despertar a curiosidade daqueles que buscam descobrir novos horizontes. Também é conhecida como cidade da alegria devido a sua predisposição a realização de grandes eventos. O destino possui um rico e variado ecossistema da Costa do Sol Poente, com 20 km de litoral, delineado por belíssimas praias que vão desde os pesqueiros da foz do Rio São Gonçalo (Siupé), passando por dunas, enseadas de mar calmo e arrecifes com piscinas naturais, até os manguezais da foz do Rio Curu.
Para Angelo Tuzze Moreira, Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, a cidade desponta como uma nova opção para o desenvolvimento cada vez maior do Ceará, entravada ente Fortaleza e Jericoacoara. “É um novo destino de uma beleza fascinante, onde fica os Lençóis Paracuruense, que possuem uma similaridade com os Lençóis Maranhenses, sendo hoje o novo xodó do estado cearense. Somos muito procurados pela prática do Kitesurf, e dos Wing Foil – uma versão especial e futurista do kitesurf -, praticada nas águas do litoral deste incrível destino, que possui piscinas naturais, um povo bastante comunicativo e uma cultura valiosa”, comentou, Angelo Tuzze.
De acordo com Alexandre Pereira, Secretário Municipal de Fortaleza, a Rota do Sol Nordeste será um roteiro fantástico que irá ligar Fortaleza a São Luís. Um projeto que nasce com um conceito básico de interligar as capitais do Nordeste. “Somos o Caribe do Brasil, mas não somos apenas sol e mar. Temos uma gama de atrativos entre esportes de aventura, turismo ecológico, artesanato, cultura, para o incremento do turismo. Precisamos otimizar cada vez mais esse segmento no Nordeste, conectando esses destinos através de uma integração conjunta que será com certeza aproximado a outros roteiros integrados da região, interligando os nove estados brasileiros que formam esse paraíso caribenho brasileiro”, prospectou Alexandre Pereira.
O Sebrae Maranhão esteve presente no encontro e se manteve firme na posição de apoio às iniciativas de fomento do Turismo, através do seu Diretor Técnico, Mauro Borralho que falou da construção desse novo roteiro. “A integração dos destinos através das capitais, municípios, instituições que fazem parte desse projeto é de extrema importância para o desenvolvimento, no tocante a distribuição de renda, pois quanto mais estivermos integrados, unidos, trabalhando de forma conjunta, teremos resultados satisfatórios para toda a cadeia produtiva do turismo que direta e indiretamente estão envolvidas na geração de empregos através das pequenas empresas e médias empresas”, ressaltou Borralho.
Patrick Pereira Araújo, Secretário de Turismo de Tutóia, falou com otimismo desse novo modelo de turismo e está engajado nesse projeto de inclusão dessas cidades que irão se conectar através desse roteiro. “Somos um destino turístico que possui parte de dois dos mais importantes parques nacionais de preservação do meio ambiente, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, nos destacamos também pela nossa gastronomia e cultura e isso irá agregar muito valor a essa nova rota, que chega com essa proposta de conexão das capitais, e quem ganha com isso é o Maranhão, o Ceará e as cidades do Nordeste”, afirmou Patrick Araújo.
O Secretário Municipal de Turismo da Raposa, Alissom Penha, também presente no lançamento, se mostrou bastante empenhado em ter também o destino como opção da Rota do Sol Nordeste, e nos apresentou as novas medidas que estão sendo tomadas para preparação de Raposa nessa retomada do turismo.
“Só temos a ganhar com esse novo roteiro, a Raposa essa semana recebeu a chave de cidade vacinada, a cidade já realinhou seus passeios nas embarcações tradicionais de seu litoral, muito bem explorado, sendo hoje uma referência no turismo náutico desse porte de embarcações, e isso nos possibilitará a consolidação do nosso destino no cenário do Nordeste”, enfatizou Penha.
Para o Secretário Adjunto de Estado do Turismo, Hugo Veiga, é salutar toda e qualquer iniciativa de geração e oferta complementar. “A Rota do Sol Nordeste vem fortalecer ainda mais o turismo, com o acréscimo da permanência dos turistas no território maranhense. Como Tutóia está inserida nesse contexto, além da própria, São Luís, o Estado sempre irá está presente, principalmente pelo lançamento do programa “Meu Destino, Lençóis e Delta, onde o Estado está trabalhando para facilitar o acesso na região, melhorando a infraestrutura para o desenvolvimento do turismo”, sinalizou Veiga.
A variedade de atrações descritas no projeto, mostra que esse poderá ser um roteiro diferenciado, visto a quantidade e multiplicidade apresentada em seu portfólio. Segundo Saulo Santos, Secretário Municipal de Turismo, a idealização do projeto irá conectar as capitais do Nordeste brasileiro, unificando as cidades da região, baseado em experiências europeias de conexão entre capitais. “São experiências únicas, diversas, sensórias, de forma continua que contemplam os visitantes com praias, cultura, natureza, patrimônio dentro de uma única rota”, destacou Saulo Santos.
*Fonte: Jornal JP Turismo