Neve é atração turística do frio no sul do Brasil

A cidade de Gramado (RS) registrou neve e chuva congelada na última quarta-feira (28). A primeira neve do ano na cidade foi registrada no dia 29 de junho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficariam entre -6°C e -8°C. O Inmet acrescenta que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.

“No período de 29/07 a 01/08, continua mantida a previsão de que o ar frio predominará por todo o Centro-Sul do país e sudoeste da Amazônia Legal. No dia 30/07, o ar frio avançou também para o sul da Bahia e as demais áreas do interior da Região Nordeste (declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude)”, diz nota do instituto.

UMA VERDADEIRA BRASILOCHE

 

       A neve em Gramado impressiona habitantes e visitantes. Fotos: Divulgação

 

Enquanto Bariloche vivencia a temporada de inverno, os brasileiros experimentam a sensação de visualizar a neve no sul do país.

Gramado, Canela e pelo menos mais dez cidades gaúchas e de Santa Catarina foram algumas das que registraram neve no Brasil, devido a onda de massa de ar polar que paira pela região sul. Vários municípios do entorno registraram temperaturas negativas.

O Turismo de Bariloche está restrito aos turistas argentinos. As fronteiras permanecem fechadas para os demais países. A decisão é do governo argentino, como uma forma de evitar a disseminação do coronavírus.

“Hoje, a ocupação hoteleira de Bariloche está em 75%, com bom fluxo de visitantes. Aguardamos uma maior quantidade de neve nas montanhas que rodeiam a cidade e esperamos muito poder começar a trabalhar com o Brasil novamente para que os brasileiros desfrutem da neve aqui em Bariloche também”, ressalta o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlon.

Em menos de um mês, esta já é a segunda onda de frio intenso a atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em junho, cidades do Sul e Sudeste tiveram as menores temperaturas dos últimos anos, que serão ultrapassadas pela nova onda. O frio extremo atinge o Sul do País enquanto, no Hemisfério Norte, os destinos registram recordes de calor e de volume de chuvas, chegando a inundar cidades.

*Fonte: Panrotas, com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *