As Seychelles passarão a receber navios cruzeiros a partir do mês de novembro. Para lançar a temporada de 2021-2022, será o MS Island Sky a atracar nas Seychelles a 14 de novembro, depois do destino ter fechado, em março de 2020, a recepção a qualquer cruzeiro.
Quanto à decisão tomada pelas autoridades do país, em março de 2021, relativa ao tamanho dos navios e à limitação da capacidade de transporte de passageiros, as Seychelles receberão apenas navios menores com um máximo de 300 passageiros.
O secretário principal de Aviação Civil, Portos e Marinha, Alan Renaud, afirmou que ao longo de 2020, num trabalho em colaboração com as autoridades de saúde, o departamento de turismo, autoridade portuária e indústria do turismo, o departamento implementou “novos procedimentos para permitir a retoma segura das visitas de navios de cruzeiro às Seychelles”.
Desse modo e para facilitar o recomeço das operações de cruzeiros, o departamento desenvolveu uma lista de verificação de empresas e navios de cruzeiro COVID-19 para operadores e um plano paralelo de gestão de portos COVID-19 para as autoridades que será introduzido no próximo mês.
“Os documentos definem as responsabilidades das agências locais e dos navios de cruzeiro em relação aos assuntos relacionados com a COVID-19, identificação de recursos e pessoal críticos, passageiros e procedimentos em todos os portos de escala, contingências em caso de surto de COVID-19, proteção das comunidades visitadas pelo navio e, de um modo geral, a coordenação entre cruzeiros e portos em relação à COVID-19 “, conclui Renaud.
Do lado oficial, a secretária principal para o turismo, Sherin Francis, admitiu que “a reabertura da temporada de navios de cruzeiro é outro marco para o nosso destino”.
De referir que o último cruzeiro a visitar o porto de Vitória, na ilha de Mahé, foi o Bougainville, operado pela Du Ponant, a 11 de março de 2020.
*Fonte: Publituris/pt; Foto: Divulgação/Arquivo Turismo Total