Bahia na expectativa da retomada do turismo com ampliação de voos

Por Lily Menezes

A melhora no cenário da pandemia fez com que o turismo na Bahia começasse os preparativos para voltar a levantar voo; uma das grandes apostas para atrair mais viajantes é a ampliação da malha viária estadual. Desde ontem (16), a ITA Transportes Aéreos começou a operar com mais dois trechos partindo de Salvador: Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão), com saídas nas segundas, quartas, sextas e sábados às 03h, e Brasília, com voos diários sempre às 13h55. Somado à retomada da lista de 25 destinos que partem da capital baiana pela companhia Gol e a volta dos investimentos no Estado pela Latam, esses incrementos na malha fazem toda a diferença para o reaquecimento do trade turístico não apenas para a Bahia, mas para a Região Nordeste como um todo.

Com o avanço da vacinação e a criação de linhas aéreas para mais destinos, aumenta a expectativa de trazer os viajantes afastados pelas incertezas da pandemia. Foto: Divulgação/ Arquivo Turismo Total

 

Embora não faça previsões concretas por conta do contexto da crise sanitária, a Vinci Airports, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Salvador desde 2007, tem uma visão otimista para a retomada. “Temos percebido o quanto o mercado turístico é resiliente, pois mesmo diante das circunstâncias atuais, se comportou de uma forma bastante dinâmica”.

Esse processo de retomada já começa a se traduzir em números: os indicadores mostrados pelo Observatório do Turismo da Bahia, integrante da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia mostra que os principais aeroportos estaduais (Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista) receberam 442 mil pessoas, contra 358 mil no mês anterior. Comparando com o primeiro ano de pandemia, o fluxo aéreo deu um salto gigantesco: em julho de 2020, eram pouco menos de 60 mil turistas circulando nos terminais baianos.

As companhias aéreas confirmam a tendência de retorno às viagens: atualmente, a média é de 1.680 partidas diárias de voos domésticos, de acordo com o levantamento mais recente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) juntamente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); apenas no Aeroporto de Salvador, são cerca de cem voos chegando e saindo todos os dias, de acordo com informações disponibilizadas pela Vinci Airports. É o quarto mês com crescimento consecutivo de viagens, e o percentual de voos vem se aproximando lentamente do cenário pré-pandemia.

“A vacinação contra a Covid-19 está influenciando o crescimento da demanda no setor aéreo. A imunização está avançando, com boa parte dos maiores de 18 anos já imunizados com a primeira dose em diversas localidades. A chegada da vacina para mais públicos é essencial para mantermos essa escalada nos números”, salientou Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.

Pioneira na certificação de turismo seguro através de selo recebido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Salvador deve voltar a ser foco da atenção dos turistas no segundo semestre, mesmo que o volume de visitantes seja mais reduzido, se o ritmo de imunização se mantiver. “Acima de tudo, as pessoas precisam readquirir a confiança em viajar, em saber que podem fazer isso de uma forma segura. É isso que estamos esperando”, frisou Ângela Carvalho, presidente da regional baiana da Agência Brasileira de Viagens (ABAV-BA); para ela, existe uma demanda reprimida do setor de viagens, e a expectativa é de que o fluxo de passageiros pré-pandemia retorne no primeiro semestre de 2022.

*Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *