BLTA lança Prêmio de Jornalismo e Conteúdo

 

Por João Jacques

Em sua primeira edição, o Prêmio BLTA (  de Jornalismo e Conteúdo tem o objetivo de incentivar e valorizar o trabalho de jornalistas e criadores de conteúdo que promovem, por meio da mídia e/ou de suas plataformas, não somente o Brasil e o turismo por meio de pautas positivas, mas a diversidade e o propósito de seus associados. A premiação também pretende, por meio desta ação, destacar a representatividade e a atuação da entidade que prima pelo desenvolvimento e pela consolidação do turismo (em especial o segmento de luxo) de forma responsável e sustentável por meio da excelência na hospitalidade e da valorização do patrimônio cultural e natural, além da inclusão social.

“Queremos reconhecer a atuação dos profissionais da comunicação que levam ao público, por meio de narrativas, histórias e enfoques sua visão turismo nos mais diferentes destinos onde a BLTA atua, incentivando as pessoas a vivenciarem essas experiências, bem como promover as boas experiências em termos de sustentabilidade, diversidade e autenticidade”, diz o presidente da BLTA, Alex Da Riva.

“Desejamos valorizar o trabalho da imprensa e de criadores de conteúdo que, por meio de textos, imagens e depoimentos, colaboram para a promoção do turismo nacional e da imagem de um Brasil criativo e acolhedor que exerce como poucos a arte de bem receber. Acreditamos que divulgar trabalhos originais e de qualidade é fundamental para colaborar na consolidação e no fortalecimento de uma agenda construtiva para o nosso setor”, afirma, por sua vez, a CEO da entidade, Simone Scorsato.

Simone Scorsato e Alex Da Riva contemplam diferente tipos de mídia com o Prêmio BLTA de Jornalismo e Conteúdo. Foto: divulgação

 

Nesse sentido, ela reforça que esta iniciativa surge como forma de reconhecimento a esses profissionais que souberam não apenas driblar as inúmeras dificuldades geradas pela pandemia do Covid-19 (fechamento de hotéis, restrição de deslocamento, adiamento de viagens etc) como, também, encontraram soluções para manter vivo em seu público o desejo de viajar – ainda que de forma adaptada a uma nova realidade imposta pelos necessários protocolos.

Para contemplar diferentes tipos de mídia e um maior número de jornalistas e criadores de conteúdo, o prêmio divide-se em sete categorias, as quais serão avaliadas por um júri multidisciplinar composto por renomados profissionais de diferentes áreas de atuação. Para participar, o conteúdo produzido deve mencionar a BLTA ou seus associados, sendo que cada texto poderá concorrer somente em uma categoria. Veja, a seguir, quais são as categorias da premiação:

– Matéria de Jornal Impresso;

– Matéria de Revista Impressa;

– Reportagem On-Line

(blog, site, Youtube, IGTV);

– Trabalho Fotográfico

(qualquer plataforma, impressa ou online);

– Reportagem sobre Sustentabilidade

(enfoque sobre as ações da entidade ou de seus associados);

– Reportagem BLTA

(matéria que aborde a gestão da BLTA focando suas ações de cunho promocional, social, cultural, meio ambiente ou negócios);

– Melhor Influenciador Digital

(profissional que tenha criado conteúdo sobre hospitalidade e/ou pilares da BLTA em suas diferentes frentes, como luxo, preservação, valorização, diversidade e autenticidade, e tendo, preferencialmente, marcado @brazilian_luxury_travel ou o associado).

De acordo com Simone Scorsato, cada categoria será balizada por critérios específicos, como qualidade de texto e coesão, criatividade e originalidade, credibilidade, repercussão e relevância da matéria ou postagem, bem como o enfoque a seus três pilares (sustentabilidade, diversidade e autenticidade). Além disso, ela complementa que também serão considerados relevantes trabalhos e pessoas que tenham, por meio de suas experiências de viagem, comunicado o impacto positivo da indústria do turismo de luxo na manutenção e conservação de recursos naturais e na valorização do legado cultural brasileiro.

Informações sobre inscrição, critérios de avaliação e premiação estão disponíveis no link https://www.bltaforum.com.br/inscricao/premio.

Acesse e se inscreva.

 Sobre a BLTA

A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 46 associados (41 hotéis e 5 operadoras), um grupo formado por exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.

Facebook:bltaoficial

Instagram:@brazilian_luxury_travel

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/blta-luxury-travel-ba8583219/

Site: http://blta.com.br/

Portal Fórum:bltaforum.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *