Mirando o potencial do turismo doméstico, o Rio de Janeiro tem impulsionado o destino sob diferentes frentes, tanto em campanhas promocionais como em ações de capacitação.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) aposta nas viagens rodoviárias de curta duração. Em julho, o Rio lançou a campanha digital Férias RJ para atrair os turistas.
Já a HotéisRio criou a campanha “O Rio Não Para”, conectando pontos turísticos, restaurantes, shoppings e companhias aéreas na oferta de benefícios aos viajantes. O foco da ação foram os mercados de São Paulo e Minas Gerais.
Para impulsionar o turismo de luxo, a Dio Operadora realizou o 1º Famtour de Experiência de Luxo no Rio de Janeiro com agências do Espírito Santo. Os agentes capixabas participaram de um roteiro pelos atrativos do segmento de alto padrão, incluindo Marina da Glória, Campo Olímpico de Golfe e a hotelaria cinco estrelas da capital fluminense.
O destino também investiu na qualificação. A ABIH-RJ avançou no seu projeto de capacitação de agentes de viagens, o ProCap Interior, realizado em Petrópolis e Vassouras. A ação, em parceria com a Fecomércio RJ, Prefeituras e Secretaria de Turismo, promove a capacitação, atualização, promoção e venda dos destinos do interior do estado.
A Riotur e o Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagem do RJ) posicionaram o destino na rota dos profissionais nômades e lançaram o selo “Rio Digital Nomads“, que conta com mais de 100 hotéis cadastrados que oferecem tarifas especiais aos nômades digitais.
“O setor de turismo está otimista com as previsões de retomada anunciadas pela Prefeitura para o último trimestre. O Rio de Janeiro tem conquistado excelente desempenho na campanha de vacinação. Os hotéis têm feito um trabalho sólido de enfrentamento da pandemia. O interior, por exemplo, fechou com média geral de 51,05% de quartos de hotéis reservados. Alguns destinos sazonais registram índices bastante acima da média, como é o caso de Petrópolis, onde recentemente realizamos nossa primeira edição do ProCap Interior. Já a capital segue otimista com os planos de realizar seu belíssimo Réveillon”, diz Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO e do Conselho da ABIH-RJ.
*Fonte: Diário do Turismo com agências