Por Artur Luiz Andrade
Levantamento da Wealth-X mostra que a América do Norte reina absoluta como a maior frota de aviões privados, com 15.822 aeronaves privadas registradas, de um total no mundo de 22.409 (dados de julho de 2021). A Europa vem em segundo lugar, com 2.802 jatinhos registrados, e o terceiro lugar é da Ásia, mas quase em empate técnico com a América Latina: 1.570 para o maior continente do planeta e 1.476 para a parte das Américas ao sul dos Estados Unidos.
Mas o ranking de países por donos de aviões privados mostra a força das Américas: Estados Unidos em primeiro lugar, Brasil em segundo, Canadá em terceiro, México em quarto e Alemanha em quinto. Nenhum país asiático e apenas um europeu no Top 5.
A empresa considerou donos de aviões particulares tanto quem tem 100% de uma aeronave quanto quem participa dos modelos de compra de frações da aeronave. Há ainda dois modelos de acesso à aviação executiva: programas que requerem filiação e a contratação sob demanda.
O estudo também considerou o tamanho do público potencial para a aquisição de um avião próprio ou utilização da aviação executiva: são mais de 30 milhões de milionários, classificados em Very High Net Worth (VHNW), com patrimônio entre US$ 5 milhões e US$ 30 milhões e totalizam 2,7 milhões de pessoas no mundo; e os Ultra High Net Worth (VHNW), com mais de US$ 30 milhões de patrimônio. Esses são pouco mais de 295 mil em todo o mundo.
Na América Latina, são 58.270 VHNW e 6.310 UHNW.
O levantamento mostra ainda os cinco maiores interesses dos donos de aviões particulares: filantropia, esportes, atividades ao ar livre, falar em público e educação. Os cinco maiores setores de que participam são Finanças e Bancos; Negócios e Serviços ao Consumidor; Setor Imobiliário; Organização Sociais e Sem Fins Lucrativos; e Hospitalidade e Entretenimento.
E ainda 90% dos usuários são homens (entre os donos o índice sobe para 97%, o que mostra que as mulheres usam as modalidades sem necessidade de ter posse da aeronave), sendo 57% entre 50 e 70 anos e 32% acima de 70 anos.
Há ainda dados sobre a trajetória desses donos e usuários e sobre os tamanhos dos jatos e obviamente quanto maior o avião… maior o patrimônio do proprietário.
Confira o estudo clicando aqui.
*Fonte: Panrotas; Foto: Reprodução/Seabourn