A Organização Mundial do Turismo (OMT) designou o Dia Mundial do Turismo de 2021, que se celebra a 27 de setembro, como uma ocasião para a indústria se focar no tema “Turismo para o Crescimento Inclusivo”.
Para a OMT, esta é uma “oportunidade de olhar além das estatísticas do turismo e reconhecer que, por trás de cada número, existe uma pessoa”. Neste âmbito, são convidados todos os Estados-Membros, bem como não-membros, agências da ONU, empresas e indivíduos, a celebrar “a capacidade única do turismo de garantir que ninguém é deixado para trás”, numa altura em que o mundo começa a abrir-se novamente e olhar para o futuro depois da pandemia da COVID-19.
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, considera que “o desejo de viajar e explorar é universal, razão pela qual o turismo deve estar aberto para que todos possam desfrutar”. Neste sentido, defende também que “os muitos benefícios sociais e económicos que o turismo traz devem estar disponíveis para todos”.
“Com a celebração deste dia, afirmamos o nosso compromisso de que, à medida que o turismo cresce, os benefícios que dele advêm se fazem sentir a todos os níveis do nosso amplo e diversificado setor, desde a maior companhia aérea à mais pequena empresa familiar”, assinala.
O impacto que a pandemia da COVID-19 causou foi além do próprio setor e, sobretudo, “os membros mais vulneráveis da sociedade foram os mais atingidos”. Zurab Pololikashvili releva que esta pausa “nas viagens internacionais causada pela pandemia, deixou clara a relevância do turismo para nossas sociedades”.
É assim, neste sentido, que considera oportuno o tema do Dia Mundial do Turismo significa “fazer com que todos apoiem uma visão melhor para o turismo. Só assim o reinício do turismo pode chegar às pessoas e comunidades que mais precisam e construir as bases para um futuro melhor para todos”.
*Fonte: Publituris/pt