Por Pedro Menezes
Um representante da Casa Branca disse que as autoridades estão trabalhando em torno de uma política que permitirá que viajantes internacionais vacinados voltem a visitar os Estados Unidos. De acordo com a CNN, o presidente Joe Biden, que continua proibindo viagens não essenciais, lida neste momento com a reação das nações europeias que já reabriram para norte-americanos vacinados e esperam uma reciprocidade.
O secretário Jen Psaki disse que enquanto novos protocolos que permitiriam os viajantes vacinados da Europa e de outras áreas aprovadas estão sendo analisados pelo governo, as restrições atuais permanecem em vigor. “Certamente entendemos e nos identificamos com essa situação, e sabemos que as pessoas estão ansiosas para voltar a viajar”, disse Psaki.
Embora o presidente Biden tenha se mantido firme em restringir as viagens não essenciais, os líderes de toda a Europa estão ficando cada vez mais frustrados. “A proibição de viagens prejudica gravemente os laços econômicos e humanos, num momento em que são mais necessários”, disse o embaixador da União Europeia nos EUA, Stavros Lambrinidis.
Psaki afirmou que a administração Biden está trabalhando com todas as agências federais para desenvolver uma política de viagens internacionais consistente e segura. “Queremos que ela tenha requisitos padrão para que haja clareza e equidade na forma como a abordamos”, continuou Psaki. “Nenhuma decisão foi tomada ainda, mas esse é um processo em andamento. Certamente entendemos o interesse para tudo seja resolvido logo”.
Fonte: Panrotas com TravelPulse; Foto: Casa Branca, divulgação/Arquivo Turismo Total