Além de deter do mesmo nome do rio que cruza todo o território da Chapada Diamantina, Utinga concentra diversas belezas turísticas em seu município, inclusive a ‘Serra da Atalaia’, localizada na Estrada da Cabeceira do Rio, que contém um orquidário natural, que chama a atenção de turistas e moradores.
Logo, engana-se quem pensa que os 630km² de território não têm opções atrativas para toda a família e para qualquer época do ano. Com lindas cachoeiras e muito conforto, a diversão é uma certeza no município chapadeiro. Uma dica é o Balneário do Argemiro, que conta com restaurantes que oferecem bebidas em geral, petiscos, churrasco e música ao vivo.
Com vários lugares encantadores, na comunidade do Riachão fica a cachoeira da Mariazinha, local procurado por sua trilha fácil e que é recompensada com poços para banho e quedas d’água relaxantes, além de um visual muito bonito para fotografias. Embora a volta seja um pouco mais complicada, toda a subida e descida (ida) precisa que a pessoa esteja com um calçado que não derrape.
Os turistas ainda podem desfrutar de uma visita à aldeia Iapira, dos indígenas da etnia Payayá. No local, podem ser encontradas ervas, chás medicinais, cerveja artesanal da produção indígena, licores e bebida de jambú, ou seja, produções utinguenses. Tantas riquezas fizeram com que o município entrasse, em agosto de 2019, no Mapa do Turismo do Brasil, ganhando, de fato, o reconhecimento merecido.
*Fonte: Jornal da Chapada