Uniformização urgente das regras de viagens é o que pedem agências europeias e americanas

Cinco associações de agências de viagens europeias e americanas, que representam “centenas de milhares de pessoas”, juntaram-se para apelar aos Governos de todo mundo para uniformizarem as regras de viagens, de forma a permitir a retoma do turismo internacional.

“Por mais de um ano, ordens governamentais inconsistentes com o objetivo de desacelerar a disseminação da covid-19 numa ampla gama de países criaram confusão e incerteza entre os viajantes, um efeito assustador nas reservas futuras e inúmeros outros desafios para os membros das agências de viagens das nossas associações e parceiros”, sublinha um comunicado assinado pelas associações de agências de viagens do Reino Unido (ABTA), dos Estados Unidos (ASTA), do Canadá (ACTA) e das Caraíbas (CHTA), bem como pela ECTAA, uma organização que junta as associações de agências de viagens e operadores turísticos da Europa, incluindo a portuguesa APAVT.

Exemplo da inconsitência das regras é a recente recomendação sobre viagens não essenciais de países terceiros para a União Europeia, que prolonga a “incerteza” sobre a possibilidade de cruzar fronteiras e “torna menos provável que aqueles que desejam viajar o façam”.

A utilização de máscaras em espaços fechados e a vacinação deveriam “aliviar as preocupações dos oficiais de saúde pública e dos governos”, mas “isso não ocorreu, pois muitos requisitos não mudaram desde o início da pandemia, independentemente de o viajante estar vacinado ou não”, alertam as associações.

Dado o impacto económico “catastrófico” destas decisões, “a rápida recuperação das viagens internacionais é crítica”. Para tal, as associações pedem aos líderes governamentais em todo o mundo para criarem “uma resposta alinhada e sincronizada” que permita definir padrões claros de vacinação e testagem, aliviar as restrições de entrada para viajantes totalmente vacinados e fornecer o alívio económico necessário para o sector das agências de viagens, que “sofre há muito tempo as consequências amargas da paralisação das viagens provocada pela pandemia”.

“O valor e a necessidade de consultores e agentes de viagens no mundo de hoje, dada a intensa complexidade das viagens, é vital agora mais do que nunca”, sublinham as associações.

*Fonte: PressTUR/pt- Foto: Arquivo Turismo Total

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *