Os prazeres da Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul

A região da Campanha Gaúcha é o destino da Agência de Notícias do Turismo na sétima reportagem da série sobre o Projeto Experiências do Brasil Rural. A equipe colococou o pé na estrada rumo à Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, em Santana do Livramento (RS), onde vinho e gastronomia cativam visitantes. Não à toa, o roteiro figura entre os beneficiários da parceria dos ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que oferece capacitação para fomentar o turismo no campo.

Atrativos da Rota Ferradura dos Vinhedos incluem opções como enogastronomia, visita a espaços rurais e parque aquático. Crédito: Divulgação.

 

Criado em 2018 por lei estadual, a partir de um trabalho iniciado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o circuito na fronteira com o Uruguai exibe forma de ferradura e tem nas vinícolas algumas de suas estrelas, como Almadén, Salton e Terroir da Vigia. Nelas, o turista vivencia a produção de vinho e degusta a bebida, além de conhecer agroindústrias e cooperativas que fabricam queijos (de leite de vaca e ovelha), azeite de oliva – inclusive cosméticos à base do líquido -, noz-pecã e embutidos, entre outras iguarias.

João Paulo Miranda, professor da Unipampa e coordenador da rota, conta que as qualificações do Experiências do Brasil Rural estimulam a associação de negócios. “A capacitação trouxe uma primeira vantagem, que foi uma aproximação. Quando eles começam a conhecer os negócios dos outros, eles veem que podem ter uma interação muito maior. Hoje, está se construindo esse processo de associativismo, por eles perceberem que um pode ajudar o outro, além de trazer conhecimentos úteis para os produtores”, ressalta.

Uma alternativa do roteiro é também visitar o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Presilha do Pago, repleto de costumes locais, a exemplo de músicas, danças, vestimentas, culinária e história. O turista dispõe, ainda, da possibilidade de experimentar um café campeiro – semelhante ao estilo colonial -, recheado de guloseimas tradicionais da região fronteiriça. As opções também incluem passeios a cavalo, interações com os animais e a realização de piqueniques, durante os quais o turista tem a chance de, inclusive, colher o próprio alimento.

O coordenador João Paulo Miranda acrescenta que as capacitações do projeto suscitam a necessidade de uma divulgação conjunta dos atrativos. “As capacitações deixaram evidente para a rota que ela precisa melhorar a divulgação. Existe uma divulgação boca a boca, mas não há uma divulgação conjunta enquanto roteiro. E daí a importância da associação para isso. Não basta ter o roteiro turístico, não basta que o roteiro seja uma lei, é preciso que esse roteiro seja conhecido do público também”, sustenta.

DIVERSÃO

Nem só de vinho, gastronomia e especiarias da boa mesa se faz a experiência de conhecer a Rota Ferradura dos Vinhedos. O turista que visita a região tem ainda a alternativa de se deliciar nas águas do parque aquático termal Amsterland. O local oferece espaços como piscina com ondas dotada de faixa de areia, toboáguas e banheiras de hidromassagem, representando uma boa opção de lazer e entretenimento para os frequentadores do roteiro em meio à jornada de percorrer os variados atrativos locais.

PROJETO

Além da Ferradura dos Vinhedos, integram o Experiências do Brasil Rural os roteiros “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, da Bahia; a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e o Farroupilha Colonial, também no Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico inicial, empreendedores participam agora de capacitações sobre as cadeias produtivas de interesse do projeto: queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia.

*Fonte: Agência de Notícias do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *