Por Mary Ellen Aquino (Texto e fotos)
A excursão de um dia proposta pela Família Lourenço Viagens é feita num micro-ônibus com destino a Holambra (Ho de Holanda, Am de América do Sul e Bra de Brasil).
O local é seguro a ponto de provocar uma agradável surpresa para quem sai da capital paulista, a 132 KM de distância, e pode tirar o celular da bolsa para bater fotos, e enviar mensagens sem receio de ser roubado.
Além da segurança, Holambra é extremamente limpa. Cada cantinho tem um detalhe charmoso e há banheiros públicos limpos por toda parte.
Os pontos turísticos são carregados de harmonia, criatividade, flores e beleza. Em diversos pontos há um lugar para fazer fotos ao lado do grande letreiro “Eu amo Holambra”. A cidade é bem romântica e repleta de referências a Holanda, desde moinhos, tamancos holandeses de madeira (“klompen”), e as flores. A cidade é super arborizada.
O Parque Van Gogh é agradabilíssimo, com um lago e árvores altas. Há quiosques com formato em triângulos de tijolos que servem comidas e bebidas. Há também reproduções de obras do pintor, a sensação de ar puro é imediata. Ainda é possível desfrutar de pedalinho e tirolesa. Na entrada do parque é possível medir a temperatura e há álcool em gel disponível.
A Expoflora é o principal evento da cidade, e a maior festa de flores da América Latina que também é conhecida como a Capital Nacional das Flores. O Tulipo é o mascote da cidade e está impresso em diversas placas.
No Jardim Holanda fica o restaurante de comida holandesa e brasileira mais badalado da cidade, o Amsterdam, que é bem amplo e a comida deliciosa. E ali em frente há lojas de artesanatos e doces, é um encanto.
Holambra deixa a sensação que os moradores cuidam bem do meio ambiente.