Netflix e OMT juntos na propagação do turismo audiovisual

A Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Netflix publicaram um relatório tendo que analisa o papel dos filmes e séries como dinamizadores do turismo e a afinidade cultural. O “Relatório Global sobre Afinidade Cultural e Turismo Audiovisual” explora o crescente interesse por um determinado país ou cultura que aparece nos mais diversos ecrãs e monitores.

O turismo e a afinidade cultural pode beneficiar com a ligação ao universo audiovisual. Foto: Divulgação

As conclusões desta análise foram apresentadas em Madrid no âmbito da “Iberseries Platino Industria”, o maior evento internacional para profissionais ligados à indústria audiovisual em espanhol e português.

O objetivo final do relatório é apoiar os decisores políticos e os principais intervenientes no setor do turismo na implementação de políticas que tornem os seus destinos atrativos para os produtores audiovisuais. Paralelamente, pretende ajudar na formulação de estratégias voltadas para a promoção do turismo e ao consumo da cultura local, investindo na qualificação e formação para desenvolver o setor cinematográfico e as indústrias criativas locais de forma a garantir um elevado nível de talento, infraestruturas e capacidade de produção, além de integrar o turismo e a exibição da cultura em festivais de cinema para que o público global aumento o seu conhecimento.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, refere que “tanto o turismo como o setor audiovisual celebram e promovem a cultura, apoiam o emprego e oferecem oportunidades em diversos lugares. O trabalho conjunto da OMT e da Netflix ajudará os destinos a aproveitar os benefícios potenciais do turismo audiovisual”.

Dean Garfield, vice-presidente de Políticas Públicas da Netflix, explica, por sua vez, que “através desta análise fomos capazes de demonstrar de forma conclusiva o que já pensávamos instintivamente, que além de estimular o desejo de viajar e visitar destinos, a exposição a o conteúdo no ecrã também leva a um maior interesse por património, cultura, língua e a criação de relações interpessoais”.

Segundo o responsável da Netflix, o estudo mostra que as indústrias criativas, o intercâmbio cultural, a narração de histórias e o turismo estão “inter-relacionados e podem transformar a perceção que algumas comunidades têm de outras e como se conectam”.

Após a apresentação do relatório global, especialistas em turismo e indústria audiovisual compartilharam opiniões sobre as tendências de mudança do turismo audiovisual, impactos positivos no fortalecimento da afinidade cultural e o papel dos serviços de streaming na promoção do turismo e da afinidade cultural entre as pessoas, culturas e países, em consonância com a Agenda 2030.

O evento serviu também para sublinhar que a colaboração público-privada pode ajudar os destinos a promoverem-se como locais atrativos para os produtores audiovisuais. Fonte: Publituris.pt

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