Após um ano do primeiro Fórum BLTA, a Brazilian Luxury Travel Association chega mais fortalecida à edição 2021, mantendo o formato on-line para ampliar o debate de norte a sul do Brasil sobre a excelência no turismo. Além de acrescentar ao seu portfólio três novos hotéis – Nannai Noronha Solar dos Ventos, em Fernando de Noronha (PE), a Pousada Pedras do Patacho, em Porto de Pedras (AL), e Filha da Lua – Eco Lodge Pipa, em Tibau do Sul (RN) –, a associação vem, de acordo com sua CEO, Simone Scorsato, estreitando relacionamento desde 2020 com outras entidades representativas do setor, tanto em nível internacional quanto nacional. O objetivo é, por meio dessas alianças, somar forças para ressaltar a necessidade de uma política pública estratégica na promoção turística tanto no mercado interno quanto estrangeiro. “Queremos, de forma conjunta, retomar a imagem do Brasil no mercado global de luxo, identificando oportunidades e abrindo caminhos para posicionar novamente o país como um destino desejado, tarefa desafiadora após 2020, o ano da pandemia”, diz ela.
Sobre as parcerias firmadas, o presidente da BLTA, Alex Da Riva, informa: “Como única instituição brasileira presente nos quadros do World Travel & Tourism Council (WTTC) como membro associado, nosso interesse é ampliar o debate sobre o turismo no Brasil dentro da mais importante entidade empresarial do setor no mundo, promovendo nosso país em uma dimensão internacional”, diz. Em relação a esse reconhecimento, ele lembra o bom relacionamento da BLTA com o WTTC, que convidou a então presidente do conselho, Gloria Guevara, para a sessão inaugural do fórum em 2020 e, neste ano, traz a atual vice-presidente, Helena Bonani, para a cerimônia de abertura da segunda edição do fórum, em 13 de outubro, às 10h, quando será discutido o tema O Luxo da Experiência: Tendências, Atributos e Propósitos do Turismo de Luxo no Brasil e no Mundo. Além dela, o presidente da Turismo Portugal e da European Travel Commision, Luiz Araújo, também irá compor a mesa, assim como os anfitriões, Simone Scorsato e Alex Da Riva.
Ainda em relação ao estabelecimento de parcerias alinhadas aos propósitos da BLTA de unir esforços e forças, outros dois acordos foram firmados: com o Rio Convention & Visitors Bureau e com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Brasil Incomparável em debate
Além de 37 webinares entre associados e agentes e operadores de viagem, a edição 2021 do fórum, sob o mote “Brasil Incomparável”, irá promover cinco mesas redondas abertas ao público, os chamados Diálogos, que, após cuidadosa curadoria, contarão com diferentes especialistas para debater o turismo de luxo como vetor de desenvolvimento socioeconômico para o Brasil a partir de perspectivas atuais que induzam a desdobramentos afirmativos para o setor. Os cinco Diálogos irão ocorrer nos dias 13, 14, 19, 20 e 21 de outubro, sempre às 17h.
Para ter acesso aos debates é necessário se inscrever previamente. Basta acessar o sitedo BLTA FORUM e clicar no link https://www.bltaforum.com.br