Há uma nova forma sustentável de descobrir a região avassaladora do Vale do Côa: por barco movido a energia solar-elétrica. Organizada pelo Museu do Côa, a viagem começa na Canada do Inferno, através da deslumbrante paisagem natural do rio Côa. Esta viagem não inclui, no entanto, uma visita às gravuras rupestres.
O barco movido a energia solar e elétrica tem capacidade para 12 pessoas. Estes passeios começaram oficialmente no Verão de 2021, dando a conhecer áreas nunca antes visitadas do Vale do Côa, Patrimônio da Humanidade, classificado pela UNESCO.
Ao longo de 4 km pelo rio Côa, entre a doca da Canada do Inferno e o Fariseu, os visitantes têm a oportunidade de observar a paisagem envolvente e descobrir alguns dos seus aspectos mais importantes, tais como: a fauna (locais de nidificação de aves migratórias), a flora, o mosaico agrícola, incluindo a trilogia mediterrânica de culturas (amêndoa, oliveira e vinha) e a arquitetura vernacular (pombais e moinhos de vento).
O barco construído com materiais sustentáveis, movido por energia solar, pretende dar uma resposta mais sustentável à visita ao Vale do Côa. Foi produzido pela empresa portuguesa – Sun Concept – Solar Boat Builders – sediada em Olhão.
Não é necessário combustível, apenas sol!
Localização
Google Maps
Redes sociais
Facebook
Instagram
*Fonte: Togetherness