Por Eduardo Bastos
Pratos especiais criados para contemplar a agricultura familiar e conquistar o paladar dos turistas que visitam a Costa do Cacau, no sul da Bahia. Esta é a proposta da oitava edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que foi aberto no município, na quinta-feira (14), para 10 dias de atividades. O evento é promovido pela prefeitura e tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Entre drinks, entradas, pratos principais e sobremesas, são mais de 60 opções desenvolvidas por chefs de cozinha da região, além de apresentações artísticas.
Um dos pratos do festival é o Poke Havaizinho (referência a uma praia de Itacaré preferida por surfistas). Servido pelo restaurante Das Amigas, é feito com camarão empanado na farinha de tapioca, arroz temperado com cenoura e salsa, tomate, abacate, manga, farofa de coco, castanha de caju, banana chips e creme de coco seco. A receita ganhou elogios na degustação.
Formado por cinco amigas, o restaurante foi criado há pouco mais de um ano, em plena pandemia, como serviço de delivery. Deu tão certo que, há cinco meses, Isadora e Luiza Caldas, Dahiana Bonile, Dandara Costa e Nadine Sabatella, todas nascidas em Itacaré, abriram a casa na rua Pituba, a mais badalada do destino.
Quem esteve na cidade até domingo (17) pode participar das aulas de gastronomia realizadas na praça São Miguel.
No local é possível ainda comprar ingredientes da agricultura familiar utilizados nas receitas da cozinha show e degustar alguns pratos vendidos a valores mais baixos, ou comprar peças da Feira de Artesanato da Bahia.
Em viagem de carro pelo Nordeste, os arquitetos paranaenses Roseli de Sá e Carlos Severinni escolheram Itacaré para ficar por dois dias. Antes, estiveram em Prado, Caravelas, Alcobaça e Porto Seguro. “Ficamos sabendo do festival, assim que chegamos, e decidimos prestigiar o evento”, relatou Severinni.
Retomada
Para Milan Rotard, da pousada Ilha Verde, a festa gastronômica ajuda a diversificar o turismo em Itacaré, que retomou a atividade com bons resultados. “As pessoas estão buscando destinos ao ar livre e aqui temos muitos atrativos que atendem esse requisito. Todos os finais de semana a cidade fica cheia. A pousada da minha família tem 12 quartos, com uma grande área verde, e já estamos sem vagas para o verão”.
Segundo o secretário municipal de Turismo, José Alves, a tendência é de crescimento no fluxo de visitantes. “Temos registrado boa ocupação hoteleira em Itacaré, na faixa de 80%. Tivemos pico de 100%, no feriado de 12 de outubro, e devemos seguir próximos do patamar máximo, até março de 2022. Esperamos um verão excelente para a população, cuja renda depende do turismo, nesse esforço conjunto da prefeitura e o Governo do Estado, na retomada das atividades no setor”.