Serviços de vistos para os Estados Unidos serão retomados a partir de 8 de novembro

 

Por Leonardo Neves

O Consulado dos Estados Unidos irá retomar os serviços de emissão e renovação de vistos de turistas a partir de 8 de novembro, data da reabertura do país para os viajantes vacinados. O serviço, que estava paralisado há 18 meses devido à pandemia da covid-19, será reestabelecido de maneira gradual.

Os turistas que buscam apenas renovar o visto americano poderão fazê-lo nos Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto (CASV), localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (DF), sem a necessidade de passar por entrevista no Consulado dos Estados Unidos.

 

O Consulado dos Estados Unidos ressaltou que os prazos estimados de entrevistas para 2023 devem ser antecipados com a aceleração das emissões. Foto: Divulgação/Arquivo Turismo Total.

 

 

Durante a pandemia, uma regra especial entrou em vigor permitindo a renovação sem a necessidade de novas entrevistas no consulado para solicitantes com o documento vencido até 48 meses. Porém, a medida irá vencer em 31 de dezembro e não há ainda novidades sobre uma possível prorrogação.

Agora, para os viajantes que pretendem solicitar um novo visto ou estão fora deste prazo, o processo deve ser completo com o cadastro da biometria e da foto nos CASVs, além da entrevista no consulado americano mais próximo, ambos mediante agendamento prévio.

“A princípio, conseguir uma data próxima para as entrevistas será mais difícil, mas estou seguro que isso vai melhora quanto mais acelerarmos o processo de retomada, na medida que pudermos liberar mais vagas, mas pedimos paciência nesse primeiro momento”, apontou Robin Busset, representante do setor de vistos do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

Além disso, Busset lembrou que as estimativas de entrevistas apenas para 2023 são equivocadas, já que novas vagas devem ser abertas ao longo dos próximos meses, com a aceleração das emissões para os turistas.

“Alertamos aos viajantes que não comprem seus bilhetes antes de ter o visto na mão e que sejam pontuais, não chegando no consulado muito cedo ou tarde. Atualmente, o processo de emissão está levando em torno de dez dias para ser concluído”, salientou o executivo.

*Fonte: Brasilturis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *