No primeiro dia de novembro de 1501, a maior baía do país e segunda maior do mundo, chamada de Kirimurê pelos povos originários, foi rebatizada pelos Portugueses como Baía de Todos os Santos. Prestes a completar 520 anos desse feito foi programado um evento em formato de seminário, para discutir um conjunto de assuntos pertinentes para o desenvolvimento social e turístico sustentável da baía.
A organização do evento formou uma grade com palestrantes ilustres para girarem assuntos desde a história da Baía de Todos os Santos à fundamentação da baía como capital da Amazônia Azul, enfatizando também o receptivo náutico, as intervenções do Prodetur, a importância do selo Bandeira Azul, aproveitamento do patrimônio histórico náutico, entre outros.
Este seminário é a continuação do já concebido projeto “Bahia mostra Baía de Todos os Santos”, que, devido a excepcionalidade da
pandemia, não pôde ser realizado na magnitude que deveria ser, conforme os organizadores.
O Seminário Salvador Mostra Baía de Todos os Santos acontecerá na Av. Beira Mar da península de Itapagipe Nº 303 – Ribeira, em Salvador – localidade banhada pela Enseada dos Tainheiros e rodeada de várias marinas -, onde será realizada uma exposição aberta ao público e seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, com o propósito de propagar, através do turismo sustentável, ainda mais a imensa e diversificada riqueza natural existente nos 18 municípios que a compõem a Baía.
Desse modo, a organização informa que será escolhido um desses municípios para ser homenageado e ter os seus produtos turísticos expostos no espaço onde acontecerá o seminário, possibilitando o fortalecimento da interiorização do turismo nesses municípios que dispõem de vários atrativos que podem ser trabalhados para atrair o fluxo turístico e comercial, assim contribuindo com o desenvolvimento e gerando renda e bem estar social para a população que, na maioria das vezes, tem a demanda do turismo como o importante aliado para a economia local.
O Seminário, promovido pelo Observatório da Baía de Todos os Santos (BTS), contara também com o início da Rota do Peguari e com saveiros atracados no local do evento, com suas respectivas mercadorias, servindo de apelo para o não desaparecimento e pela valorização dessa lendária embarcação.
Gostei deste seminário que aconteceu hoje parabéns a todos.Amigo Adrivan Alves (Dedinho do pandeiro São Félix BA).