Por Pedro Menezes
O feriadão de Finados deve movimentar quase 2 milhões de passageiros aos aeroportos do país, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. O número é quase o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando mais de um milhão de pessoas passaram pelos terminais. Entre os mais movimentados estão os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Congonhas, com 522 mil, 248 mil e 216,6 mil, respectivamente.

Rio de Janeiro tem ocupação de 85%
A rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registra uma média de 85,66% dos quartos reservados, considerando três diárias (de 30 de outubro a 2 de novembro). Em 2020 a taxa média para esse feriado foi de 50%. Entre as regiões mais procuradas estão: Centro (93,31%), Flamengo/Botafogo (92,02%), Ipanema/Leblon (84,82%), Leme/Copacabana (83,34%) e Barra da Tijuca/São Conrado (82,26%).
Além do feriado, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) acontecem desta sexta-feira (29) até 5 de novembro de 2021 e representam quase 9 mil quartos reservados na cidade, com impacto positivo para todos os bairros da cidade.
“Mesmo com o mau tempo e o clima mais recluso deste feriado, os números são considerados positivos na maioria dos municípios. A ocupação já vem numa crescente desde os feriados de setembro e outubro. Com a ampliação da vacinação, a retomada do setor se fortalece e já se reflete nas reservas. Temos notado também um movimento de reservas compradas no auge da pandemia e que estão sendo utilizadas nestes fins de semana prolongados”, explica Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Hotéis Rio e conselheiro da ABIH-RJ.
No interior, até o momento, a rede hoteleira no interior do estado registra uma média de 65% dos quartos reservados. A Região dos Lagos lidera entre as mais procuradas pelos visitantes. Na dianteira estão Macaé (85%), Cabo Frio (80%) e Armação dos Búzios (78%). Entre os destinos de montanha Itatiaia/ Penedo (78%) e Petrópolis (74%) estão entre os mais procurados.

Na sequência vêm os municípios de Paraty (70%), Teresópolis (66%), Valença/ Conservatória (65%), Miguel Pereira (50%), Nova Friburgo (35%) e Angra dos Reis (31%).
“Apesar das condições climáticas não estarem favoráveis, os destinos praia atraíram a atenção dos visitantes neste feriado. A tendência é que, com a proximidade do verão, as cidades do litoral comecem a receber cada vez mais visitantes. Com o alto patamar de vacinação, na grande maioria dos municípios do Estado, as restrições sanitárias estão sendo reduzidas e o desejo de viajar vai aumentando progressivamente”, disse Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.
*Fonte: mercado&eventos