Por Laurene Leite
Gerar sinergias, troca de experiências e uma imersão no ecossistema de inovação europeu, particularmente, no ambiente lusitano, além de conhecer iniciativas de Portugal que se destacam no apoio a startups e aos negócios inovadores.
Esses são objetivos da missão institucional à Web Summit 2021, que acontece em Lisboa, de 01 a 05 de novembro, e conta com participação, pela primeira vez, de técnicos, dirigentes e conselheiros do Sebrae no Maranhão, integrando caravana organizada pelo Sebrae Santa Catarina.
Pelo Maranhão, participam o diretor técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho e a analista e gestora de Economia Criativa, Danielle Abreu, além do conselheiro da instituição e presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Barroso Fernandes.
Em 2021, em sua 13ª edição, o Web Summit volta a ser realizado com a presença física de público, mantendo a proposta original de trazer para a agenda dos debates temas afetos às empresas de base tecnológica, conexões entre grandes empresas e instituições internacionais com ecossistemas emergentes, promovendo conexões entre empresas e investidores, capacitações e oportunidades de divulgação para startups.
“Em conjunto com um grupo de técnicos do Sebrae/SC e empresários catarinenses, o Sebrae/MA participa da missão à Web Summit, o maior e mais importante encontro de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, o que nos possibilita conhecer boas práticas e soluções inovadoras adotadas no continente europeu, além do contato com um ecossistema de inovação forte, estruturado e com muitas oportunidades. A missão nos possibilita, ainda, ver de perto as experiências adotadas por Portugal, uma das economias mais vigorosas em nível global, além de proporcionar diversas visitas técnicas focadas em networking, oportunidades de negócios e aquisição de conhecimentos, que nos permitirão aprimorar o nosso trabalho de apoio aos empreendimentos inovadores, startups e negócios disruptivos”, analisa o diretor técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho.
Programação
Com uma programação em tecnologia, inovação e empreendedorismo, o Web Summit 2021 se configura como uma vitrine mundial de tendências mundiais e seus impactos para os negócios nos próximos anos.
Nessa perspectiva, a missão contempla a participação nos principais fóruns e eventos de capacitação da Web Summit 2021, aliadas a uma série de visitas técnicas e agendas institucionais, dentre os quais a audiência com o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que recebe no Palácio de Belém parte do grupo integrante da missão.
Segundo Danielle Abreu, a missão contempla momentos de capacitação, com visitas técnicas aos ambientes de inovação, que possibilitarão conhecer mais profundamente a institucionalidade que compõe o ecossistema europeu, experiências de governança e o grau de inovação adotado por economias mais desenvolvidas que o Brasil, além de tendências e modelagens de negócios que podem ajudar a aprimorar as ações e os ambientes nacionais de inovação, favorecendo de modo particular os ecossistemas de estados como o Maranhão e Santa Catarina, que buscam a inovação como caminhos de desenvolvimento.
Ela destaca também o Web Summit como um espaço para coleta de boas práticas e soluções inovadoras que podem ser adotadas para aprimoramento do Mobiliza SLZ, movimento realizado pelo Sebrae e expressivo grupo de parceiros institucionais, que movimentou a economia criativa, focando os segmentos do turismo e cultura. O Mobiliza SLZ, cuja segunda edição está prevista para 2022, fez de São Luís uma “Ilha da Criatividade”, com importantes legados de conexões produtivas e geração de negócios.
“A participação no Web Summit 2021 deverá nos trazer boas ideias e boas práticas que nos possibilitarão melhorar ainda mais o Mobiliza, que na versão 2021 já fez história e deixou legados para a cidade, impulsionando o mercado da economia criativa”, ressalta Danielle Abreu.
Durante a missão a Portugal, além da participação nos eventos específicos da Web Summit 2021, a programação inclui visita técnica à Nova SBE (Escola de Negócios e Economia), onde o grupo será recebido pelo reitor Daniel Traça, contemplando também um tour pela instituição, com foco nos ambientes de inovação e práticas empreendedoras. A SBE é uma das referências europeias nas ciências econômicas, financeiras e empresariais.
Outra ação de destaque é a participação no Meetup “Oportunidades de Internacionalização para as empresas brasileiras”, que terá uma programação ampla e participações da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Apex Brasil, Atlantic Hub e Sebrae/SC, Beta-i, Millennium Banque Privée, Startup Portugal, United Lisbon International School, Grupo Martinhal, Amazon Web Services, EDP Innovation Program, Totalcross, Vurdere, PackIot, Core Angels, Futurum Capital, School of Life, dentre outras.
Além dessas atividades, durante a Web Summit, a Apex-Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa promoverão, entre os dias 01 e 05 de novembro, evento internacional congregando CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater com o objetivo de apontar os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria nacional e oportunidades no comércio exterior.
Esse ambiente de interação configurado na Web Summit pode ganhar uma versão sul-americana em 2022, com o Brasil recebendo uma edição especial do evento, conforme tem sido ventilado por Paddy Cosgrave, economista e CEO do evento. Segundo o executivo, o desafio agora é escolher qual cidade irá receber o evento. Por hora, os organizadores estão considerando as cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Criado em 2009, o Web Summit foi idealizado pelos executivos Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O evento é concentrado nos temas relacionados à tecnologia – seus participantes vão desde grandes empresas e players de inovação até pequenos empreendedores do setor, startups, entre outros.
Nos primeiros cinco anos, o evento foi realizado na cidade de Dublin, na Irlanda. Em setembro de 2015, Cosgrave anunciou que o evento seria realizado pela primeira vez em Lisboa, o que acontece desde então.
*Fonte: JP Turismo