Por Cristina Maya
Morar em Portugal é algo que muitos brasileiros querem fazer. No entanto, antes de chegar no país é fundamental conhecer as normas para residir nele. Os fatores que envolvem a modalidade do visto são os principais itens que devem ser analisados antes de imigrar.
Para morar em Portugal existem outros tipos de visto que não envolvem parentesco ou ancestrais, mas podem ser adquiridos legalmente de forma razoavelmente simples. Um deles é o visto D7, que pode ser solicitado por aposentados, pensionistas e pessoas que possuem renda passiva.
Existem alguns requisitos, mas uma das principais dúvidas sobre essa modalidade de visto é se as pessoas que o solicitam precisam do valor de subsistência para ao menos 12 meses em Portugal, que na verdade é sim uma das exigências para o D7. Além disso, é importante ressaltar que se houver reagrupamento de parentes e familiares será necessário ter o valor para subsistência destes em uma conta bancária do país.
No momento, há também novas regras na imigração devido a pandemia do novo coronavírus. Para morar no continente europeu é necessário seguir as normas que abrangem todos os países da União.
Aqueles que têm posse do título de residência e tenham tomado a vacina para Covid-19 em Portugal irão receber o certificado digital da União Europeia que é fundamental para entrar no país. Outro documento que deve estar junto ao título é o passaporte vigente e o Green Pass, que deve ser apresentado na imigração.
Ainda assim, é necessário permanecer atento às normas, que podem mudar em breve, de acordo com a evolução do quadro epidêmico. É possível acompanhar as informações e conhecer outras modalidades de visto diretamente no site da DSG, órgão regulador da imigração do país.
Sobre Cristina Maya
Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.
Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.
Redes sociais
Facebook: http://bit.ly/vamuverfacebook
Twitter: http://bit.ly/vamuvertwitter
Instagram: http://bit.ly/vamuverinstagram
YouTube: http://bit.ly/2DeXRe1
Demais canais da Cristina Maya:
Efeitos Sonoros para vídeos: https://bit.ly/3dQlgp7
Efeito Sonoro 2: http://bit.ly/35oarnP
I Love Pets: http://bit.ly/35oarnP
Curiosidades do Inglês: https://bit.ly/33WjBIF